Após o sucesso da edição de 2016 do Mercado de Vinhos, em
que esteve em destaque o Algarve, a região algarvia regressou a este importante
evento promocional de vinhos que decorreu na Praça de Touros do Campo Pequeno,
em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, com o mote «Pequenos produtores,
Grandes descobertas». A iniciativa foi da CVA – Comissão Vitivinícola do
Algarve, que contratualizou um espaço exclusivo e convidou todos os produtores
a participarem na mostra dos seus Vinhos do Algarve, tendo aceite o desafio a
Quinta do Francês, o Convento do Paraíso, o Monte do Além, a Quinta da Malaca,
o Morgado do Quintão, a Marchalégua/Borges da Silva, a Paxá Wines e a Cabrita
Wines.
Os participantes foram unânimes em considerar a iniciativa
da CVA muito positiva porque, não só possibilitou a redução de custos no
evento, como também contribuiu para reforçar a imagem global da região. “A
participação faz todo sentido porque o evento pretende proporcionar aos
visitantes grandes descobertas de vinhos, provenientes de produtores mais
pequenos, o que se enquadra na filosofia da marca”, afirmou Leonor Frazão,
enóloga no Convento do Paraíso. José Cabrita confirmou igualmente a vontade de que
os vinhos Cabrita ganhem mais visibilidade no mercado de Lisboa e de conseguir
uma melhor relação comercial e de distribuição nesta zona do país.
Pelo mesmo diapasão afina Joaquim Lopes, da Paxá Wines, que
destaca a notoriedade que o certame permite. “Não é pelas vendas que estamos
aqui, mas sim pela visibilidade que se obtém, sobretudo quando apresentamos
algo exclusivo e único do Algarve que é a casta «Negra Mole», do qual temos um
varietal e que está a ser um sucesso na recetividade”. Aníbal Neto, que
representou a Marchalégua e Borges da Silva, reforçou a importância da promoção
dos vinhos em Lisboa, referindo-se à “crescente importância deste mercado que,
para além do seu consumo, está igualmente a crescer, e muito, na captação de
turistas, tornando-se um complemento ideal de proximidade ao mercado do
Algarve”.
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O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno já vai na sua sétima edição, tendo conseguido o reconhecimento como evento de referência no panorama vitivinícola nacional, reunindo mais de 120 produtores nacionais de vinho e de outros setores do agroalimentar. O conceito base do certame é proporcionar aos visitantes a descoberta de vinhos diferentes e pouco divulgados ou conhecidos, conforme destaca Teresa Gomes, assessora técnica do evento, referindo-se aos Vinhos do Algarve como “uma agradável surpresa para todos os visitantes que aqui passam, pois tem vinhos deliciosos”. Dada a recetividade geral e boa aceitação da participação dos Vinhos do Algarve no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno, em Lisboa, está prevista a presença na próxima edição de 2018 em condições a avaliar e definir pela CVA e produtores algarvios.
Fotos: Vico Ughetto/CVA
Fotos: Vico Ughetto/CVA