A Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) dinamiza a iniciativa «Teatro e Saúde Mental», cofinanciada pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.. O projeto almeja juntar atores, encenadores e técnicos de dois grupos de teatro: o Teatro do Sótão - grupo inclusivo da ASMAL, coordenado por Nídia Marta Gonçalves; e o Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL - antigo Hospital Júlio de Matos), dirigido por João Silva e Isabel Cristina Calheiros. Os principais objetivos são o conhecimento, a partilha de experiências de teatro, a formação e a criação cénica, entre os elementos de ambos os grupos.
O projeto «Teatro e Saúde Mental» envolve três ações: Partilha de Vivências Cénicas; Residência Artística; Ensaio Aberto. A Partilha de Vivências Cénicas acontece já nos dias 21 e 22 de novembro, em Lisboa, onde, para além de outras atividades, os intervenientes do Teatro do Sótão terão oportunidade de assistir ao ensaio de «Casulo», a nova peça do Grupo de Teatro Terapêutico. A Residência Artística decorre de 11 a 14 de dezembro, incluindo o Ensaio Aberto, a 14 de dezembro, no CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro.


O trabalho desenvolvido pelo Teatro do Sótão - grupo inclusivo da ASMAL tem como meta a reabilitação psicossocial dos seus intervenientes, através da vivência de experiências estéticas, de processos criativos e artísticos. Pretende ainda contribuir para a desmistificação do estigma associado à doença mental, reconhecendo e valorizando capacidades.