A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi distinguida, pelo nono ano consecutivo, pelo observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, como «Autarquia + Familiarmente Responsável». O galardão dá destaque às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho. Com a atribuição deste prémio, a autarquia junta-se ao conjunto de 60 municípios, a nível nacional, que vêm adotando iniciativas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes. Por ter conquistado o distintivo desde a primeira edição (2009), Vila Real de Santo António terá direito a receber a Bandeira Verde com Palma.
Algumas das ações levadas a cabo pela Câmara Municipal, que contribuíram para a sua nomeação, foram a atribuição gratuita de livros escolares, o programa «Cuidar», através do qual já foram realizadas 700 cirurgias e mais de oito mil consultas oftalmológicas, ou medidas como o «cartão família» e o «cartão social». “Este prémio é o resultado das medidas sociais desenvolvidas há mais de uma década pelo executivo e das iniciativas pioneiras desenvolvidas na área da saúde, educação ou auxílios económicos que têm beneficiado centenas de famílias no concelho”, destaca Conceição Cabrita, presidente da autarquia vila-realense.
Este reconhecimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas resulta ainda das políticas de família adotadas pela edilidade vila-realense em diversas áreas de atuação, nomeadamente os auxílios prestados ao nível dos serviços básicos, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre. Foram igualmente avaliadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários no que se refere à conciliação entre a vida profissional e familiar.