O Colégio Internacional de Vilamoura iniciou um projeto de
meditação que pretende, em articulação com outros projetos estruturantes do
Projeto Educativo, nomeadamente a Filosofia para Crianças e Jovens, a Resolução
de Problemas e o Storytelling, contribuir para um crescimento pleno dos seus
estudantes. “As crianças e jovens lidam diariamente com a velocidade
vertiginosa do dia-a-dia. A escola não pode ficar à margem do estilo de vida
que domina a sociedade contemporânea, devendo, por isso, encontrar estratégias
harmoniosas que conjuguem as necessidades de formação dos jovens do século XXI,
e o imperativo de constituir a escola como um espaço de tranquilidade, paz,
empatia, de valorização do «eu» e dos outros”, reitera a direção pedagógica do
CIV.
Trata-se de um projeto que abrange, nesta fase, todas
as crianças do jardim-de-infância, primeiro e segundos ciclos e que tem como
horizonte de expetativas envolver todos os ciclos de estudo. A formação
de professores, educadores e assistentes de sala foi o primeiro passo na
implementação deste projeto. “A capacidade de nos concentrarmos está em grande
medida relacionada com a aptidão para percecionarmos os pensamentos
desencaminhadores que vão surgindo, ao mesmo tempo que aplicamos a determinação
de não lhes reagirmos. Isto desenvolve a consciência e reforça a concentração”,
refere Tomás de Mello Breyner, autor do projeto «O Pequeno Buda», que o projeto
de meditação do CIV tem por base.
A prática de meditação promove a aceitação das sensações que
o corpo recebe, levando o aluno a uma compreensão progressiva dos mecanismos
que as despoleta, o que reduz os níveis de stress e sentimentos negativos. Ao
atuar sobre áreas do corpo em constante turbulência, esta «ginástica cerebral»
leva a uma melhor gestão intelectual e emocional e a um consequente aumento da
satisfação pessoal, produtividade, aproveitamento/desempenho cognitivo. Ao
estreitar laços consigo mesmo e com o outro, esta prática permite ao aluno
gerir as suas emoções de forma mais equilibrada, estimulando no mesmo a
compaixão, a autoestima e a confiança.