De 3 a 25 de novembro, cerca de mil e 600 pessoas assistiram aos 10 concertos de música para órgão que ecoaram em várias igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira. A Associação Cultural Música XXI convidou os organistas António Esteireiro, Daniel Oliveira, André Ferreira e Daniela Moreira, tendo desde cedo preparado a vinda dos músicos internacionais Elisa Freixo (Brasil) e Ton Koopman (Holanda). O conceituado músico e maestro holandês proporcionou um concerto verdadeiramente memorável, onde a música barroca transbordou de virtuosismo. A experiente organista brasileira encerrou o Festival com música emotiva, carregada de saudades do órgão gémeo do outro lado do Atlântico.
Este cartaz atrativo marcou uma década de sucesso crescente do evento, que tem vindo a ganhar cada vez maior visibilidade internacional e se afirma atualmente pela maior longevidade no país. O Festival de Órgão do Algarve continua a conquistar novo público e a espalhar o entusiasmo pelos órgãos históricos da região, como o demonstram as igrejas quase sempre lotadas que receberam os concertos.
Para 2018 antevê-se a inclusão de um novo órgão em Tavira na programação do Festival, a ampliação das possibilidades de execução para alguns órgãos históricos que venham a ser alvo de restauro/manutenção através de parceria entre igrejas e autarquias, a criação de pontes com a vocação tradicionalmente litúrgica destes instrumentos, o estímulo à formação de público – em especial o escolar –, bem como a articulação com a recente Escola de Órgão da Catedral de Faro.