Foi apresentado à comunicação social, no dia 21 de novembro, no Convento de Santo António, em Loulé, o LUZA Festival, um projeto inovador que promete impactar a região algarvia com a sua singularidade. O festival de luzes decorre entre os dias 24 e 26 de novembro, em Loulé, e tem como objetivo inserir Portugal no roteiro dos festivais internacionais de iluminação artística.
Todas as instalações serão de acesso gratuito e o público poderá percorrer as ruelas, monumentos e construções da cidade louletana para uma experiência inesquecível e iluminada. O próprio comércio local estará aberto durante o evento, o que tornará a experiência ainda mais enriquecedora para os visitantes. E do programa do festival preparado pela «ByBeau» e a «Eventor’s Lab» fazem parte artistas oriundos de países como Portugal, Espanha, Escócia, França, Japão, Polónia, Reino Unido e Alemanha.
Um dos momentos marcantes do festival será a «Torch Light Parade», que vai percorrer o trajeto entre o Santuário da Mãe Soberana e o Convento de Santo António, no dia 24 de novembro, pelas 18h30, e que terá um fim solidário, com os donativos obtidos com a aquisição da tocha a reverterem para a Casa da Primeira Infância de Loulé. Outro destaque vai para a conferência «Working with Light», que terá lugar, no dia 25 de novembro, a partir das 15h, no Cine-Teatro Louletano e no qual participarão artistas que trabalham com projeção, escultura, luminárias e iluminação pública.


Ao todo serão 15 instalações espalhadas por um circuito que vai do Convento de Santo António até ao Coreto localizado na Avenida José da Costa Mealha e que poderão ser visitadas de forma independente, mas o impacto será maior caso se siga a ordem definida pela organização. “Temos peças de arte para todos os gostos e idades, para se desfrutar em família, numa viagem fora do normal com muita luz e som”, descreve o mentor do projeto, o escocês Beau McClellan. “A ideia foi prontamente abraçada pela autarquia, por ser um evento diferente do que estamos habituados a ver em Loulé, no Algarve e em Portugal”, indicou, por sua vez, Carlos Carmo, vereador da Câmara Municipal de Loulé. “O objetivo é trazer ao concelho e à cidade um grande afluxo de pessoas na chamada época baixa do turismo e Loulé já tem tradição de organizar eventos desta qualidade, como o Festival MED, a Noite Branca, o Carnaval e o próprio Natal”, acrescentou o autarca.


Novembro que não foi uma escolha inocente, revelou ainda a Comissária do «365 Algarve», mas sim tendo em conta as datas de outros festivais de luz que acontecem um pouco por todo o mundo. “Querer marcar a agenda do Algarve em termos internacionais foi um fator decisivo para tornar o LUZA num dos eventos âncora da segunda edição do «365 Algarve». Numa primeira fase queremos construir eventos de referência para, depois, motivar as pessoas a escolherem o Algarve como seu destino de férias. Aliás, estamos numa região que tem 340 dias de luz, o que é maravilhoso”, reforçou Dália Paulo, destacando ainda a importância da parceria das autarquias na concretização destas iniciativas. 

Programa
24 de novembro
18h30 – Abertura oficial do LUZA
18h30 – «Torch Light Parade» (para adquirir as tochas e fazer parte do desfile, encontro na Mãe Soberana)
19h (a cada 45 minutos) – Video Mapping na Fachada do Mercado Municipal
19h30/21h/22h30 – Sand Art na Igreja São Francisco
00h00 – Apresentação da Árvore de Natal de Loulé na Cerca do Convento do Espírito Santo
00h30 – Encerramento do 1.° dia do LUZA


25 de novembro
10h – Abertura das obras de interior, Convento de Santo António e Cine-Teatro Louletano
15h – 17h30 - Conferência «Working with Light», no Cine-Teatro Louletano
18h30 – Abertura das restantes instalações
19h (a cada 45 minutos) – Video Mapping na Fachada do Mercado Municipal
19h30/21h/22h30 – Sand Art na Igreja São Francisco
00h30 – Encerramento do 2.° dia do LUZA

26 de novembro
10h – Abertura das obras de interior, Convento de Santo António e Cine-Teatro Louletano
18h30 – Abertura das restantes instalações
19h (a cada 45 minutos) – Video Mapping na Fachada do Mercado Municipal
19h30/21h/22h30 – Sand Art na Igreja São Francisco
00h00 – Encerramento do LUZA Festival