É já no dia 16 de novembro que a personagem Sam, seguida por várias centenas de pessoas na rede social Instagram, vai chegar ao cinema pela mão do realizador Diogo Simão. Filmada entre os concelhos de Loulé, Faro, Olhão e Tavira, a curta-metragem (que partilha o nome com a personagem) irá explorar o que sucedeu na vida da protagonista imediatamente a seguir ao que é retratado na sua conta de Instagram: @samcenas.
“Quisemos utilizar as redes sociais em duas vertentes. Primeiro, para tornar a personagem, os seus problemas, as suas lutas e a sua vida o mais reais possível. Hoje em dia, muitas pessoas da faixa etária da Sam, vintes, só expressam o que sentem e o que são através do que publicam online. Em segundo lugar, para testar o quão transmédia a experiência cinematográfica pode ser”, explicou o realizador de 23 anos. “Quem seguir a Sam no Instagram terá um entendimento maior das suas ações quando finalmente colocarem os olhos no grande ecrã. Não é obrigatório segui-la para compreender a narrativa, mas enriquecerá muito a experiência do espectador. Posso atalhar que a última publicação que faremos na conta antes da antestreia será a primeira cena do filme”, adiantou ainda Diogo Simão. 
Após ter ganho o concurso para o apoio da Bolsa Artística da Sociedade Recreativa e Artística Farense, o realizador encetou a produção da sua quarta curta-metragem, encabeçada pela Onírico Filmes, em cooperação com a Cinema Plastique e o Loulé Film Office. Ana Beatriz Lopes, atriz farense, interpreta a personagem titular à frente de um elenco com caras bem conhecidas da ficção nacional: Anna Eremin, João de Brito, Pedro Monteiro e a estreante Letícia Lourenço Blanc. A antestreia está marcada para as 21h30 do dia 16 de novembro, na Sociedade Recreativa e Artística Farense.