São sete os títulos em disputa nas serras algarvias, nos dias 17 e 18 de novembro, sendo a final do Troféu Europeu de Ralis e a decisão do campeão nacional os pontos altos desta jornada de desporto motorizado. Esta será, sem dúvida, uma edição histórica para o rali algarvio, com o regresso à ribalta dos ralis europeus graças à nomeação pela comissão de ralis FIA como palco da Final do European Rally Trophy, a competição que congrega os principais troféus europeus regionais de ralis organizados por aquele organismo.
Para o título principal são candidatos três concorrentes checos - Ondřej Bisaha (Ford Fiesta), Antonín Tlusťák e Antonín Tlusťák, dois turcos Orhan Avcioglu e Yagiz Avci, e o português Pedro Meireles, com Skoda Fabia R5. Para os títulos de ERT2, com uma armada Mitsubishi, estão Plamen Staykov, William Mavitty, Adil Kücüksari, e os portugueses Pedro Sá e o Ricardo Teodósio, que tem a vantagem de jogar em casa. A classe reservada aos concorrentes das duas rodas motrizes (ERT3) é encabeçada pelo dinamarquês Carsten Jensen, que tem pela frente um pelotão de Peugeot 208, constituído por Adrian Wronkowski, Diogo Soares, Grigor Grigorov, Jonas Pipiras, e Pedro Antunes, com os últimos quatro a disputarem também a categoria Júnior.
O facto de o Algarve ser mais uma vez o palco decisivo para se saber quem será o campeão nacional de ralis também é um dos grandes pontos de interesse, ficando por saber se Pedro Meireles repetirá o título conquistado em 2014 ou se Carlos Vieira regista o seu nome pela primeira vez na galeria dos campeões nacionais. Nota ainda do regresso ao Nacional, em viaturas da categoria R5, de Ricardo Moura e Carlos Martins e ainda o facto de se resolver aqui o título nacional entre os carros de duas rodas motrizes, a ser disputado entre Pedro Antunes e Gil Antunes. O Troféu de Asfalto de Ralis também definirá o vencedor, que sairá da luta entre Fernando Teotónio e Ricardo Costa.
O Rali irá para a estrada no dia 17 de Novembro, arrancando os concorrentes da zona ribeirinha de Portimão às 15h em direção às duas passagens pelas classificativas de Marmelete e Serenada, voltando depois para a margem direita do rio Arade para, mais tarde, se dirigirem para Lagos, onde decorrerá uma super-especial noturna, pelas 21h. No sábado, os concorrentes e o público terão um dia em cheio com a parte da manhã a ser preenchida pelas duas passagens nos troços de Monchique e Chilrão, voltando a Portimão para assistência. Regressa-se depois, na parte da tarde, para as duplas passagens pela Nave Redonda e Fóia e o rali terminará pelas 19h30, com a cerimónia do pódio defronte do Hotel Algarve Casino, onde então se conhecerão os últimos titulados da Europa e de Portugal na época de ralis de 2017.