O Museu do Traje de São Brás de Alportel recebe, no dia 25 de novembro, entre as 16h e as 18h30, o evento «A Guerra do Fogo: A Ciência ao Serviço da Floresta», uma temática muito urgente e atual. A iniciativa visa contribuir para uma reflexão alargada sobre os contributos da ciência e da tecnologia para a valorização da floresta e para a prevenção dos incêndios florestais.
O programa inclui quatro apresentações, seguidas de um momento de reflexão e debate colaborativo no formato «World Café», que pretende apoiar o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras com base na ciência, através da participação dos cidadãos. O evento é organizado pelo Centro de Ciência Viva do Algarve e pelo Centro de Ciência Viva de Tavira e está enquadrado num programa de debates e atividades dinamizados a nível nacional pelos Centros de Ciência Viva durante a Semana da Ciência e Tecnologia, no âmbito da iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
A «Guerra do Fogo» é uma expressão inspirada no filme homónimo de Jean-Jacques Annaud, de 1981. “Portugal continental é um território de grande densidade florestal, sendo os incêndios florestais um dos riscos mais prementes para a integridade territorial e a segurança dos cidadãos. Só nos primeiros dez meses de 2017 arderam 418 mil hectares de florestas, o que corresponde a 4,5 por cento do território nacional, com grave perda de vidas humanas. O conhecimento científico tem respostas contra estes incêndios, podendo garantir ao mesmo tempo o reequilíbrio da floresta e a sua sustentabilidade”, refere a organização.