A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba foi inaugurada oficialmente, no dia 29 de novembro, pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado. Com a sede no Centro de Saúde de Faro, esta USF do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central da ARS Algarve, reúne uma equipa multidisciplinar composta por seis médicos, seis enfermeiros, quatro assistentes técnicos e abrange cerca de 10 mil e 500 utentes do concelho de Faro.
Durante a cerimónia, que contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, da Direção do Agrupamento de Centros de Saúde Central e de representantes de outras entidades locais, o Secretário de Estado da Saúde destacou a importância da aposta na criação destas unidades de saúde para reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população e aumentar a confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Esta USF representa mais um exemplo da aposta estratégica do governo no desenvolvimento de USF em todo o país. Estamos a trabalhar, por um lado, na constituição de novas USF e, por outro, na passagem de USF de modelo A para modelo B”, sublinhou Manuel Delgado.
O Secretário de Estado aproveitou o momento para afirmar que “a estratégia do governo para 2018 passa por reforçar a importância estratégica da domiciliarização dos cuidados, não só para evitar os internamentos desnecessários nos hospitais, mas também para promover, junto dos cuidados de saúde personalizados, o desenvolvimento deste apoio ao domicílio”. Para tal, assegurou que o Ministério da Saúde está empenhado em reforçar a frota de viaturas para o apoio domiciliário na região. “Por outro lado, estamos a trabalhar com os hospitais a possibilidade de hospitalização domiciliária. Neste caso passa pela criação de acordos de integração de cuidados entre unidades de cuidados de saúde primários e hospitais, no sentido de criarem equipas conjuntas na área de enfermagem, na área médica, na área da reabilitação, na área da psicologia e na área social, de forma a podermos ter em casa alguns tipos de doentes agudos, dai decorrendo muitas vantagens clínicas”. A terminar, Manuel Delgado deixou a garantia de que o Ministério da Saúde está empenhado em melhorar as condições de todos os profissionais do SNS, dando como exemplo o aumento das remunerações com “a reposição do valor total das horas de qualidade já objeto de revalorização em 2017 e as extraordinárias e a aplicação dos descansos compensatórios já a partir de janeiro de 2018”.


Com horário de funcionamento das 8h às 20h, de segunda à sexta, a USF Ossónoba oferece a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, para garantir mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro, contribuindo para uma maior obtenção de ganhos em saúde. Com a entrada em funcionamento da USF Ossónoba encontram-se, neste momento, em atividade 14 Unidades de Saúde Familiar na Região do Algarve (dois no ACES Barlavento; oito no ACES Central e quatro no ACES Sotavento) que abrangem mais de 145 mil utentes.