Tavira assinalou a Semana da Diabetes, de 13 a 19 de novembro, com muitas atividades no Mercado da Ribeira, no Clube de Tavira e noutros espaços da cidade do Rio Gilão. O objetivo foi sensibilizar para a prevenção de uma doença que afeta, em Portugal, mais de um milhão de pessoas de todas as idades.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

O Dia Mundial da Diabetes começou, no dia 14 de novembro, em Tavira, com a apresentação do «Olhar para o Futuro - Projeto Comunitário Viver Bem com a Diabetes», mudando depois o cenário da Semana da Diabetes para o Mercado da Ribeira, onde houve lugar a várias atividades com alunos dos estabelecimentos escolares do concelho, designadamente uma aula de hip hop kids com a professora Joana Baltazar, um círculo humano «unidos pela diabetes», a criação de um mural da saúde com as crianças e a largada de balões azuis. Da parte da tarde decorreu a ação «Prevenir… é o melhor remédio para a diabetes!», destinada à população adulta e sénior e rastreios efetuados por profissionais de saúde certificados.
Esta data é celebrada, desde 2011, com o intuito de sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como para promover a cidadania saudável. E o aumento acentuado da prevalência da diabetes é, de facto, preocupante, em Portugal e no mundo, pelo que é fundamental unir esforços na luta contra a sua expansão e reduzir os danos morais, físicos e económicos associados a esta patologia. Quanto à Semana da Diabetes de Tavira, é uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga (integrada no Aces Algarve III Sotavento da ARS Algarve, I.P.) em parceria com a Câmara Municipal de Tavira. A U.C.C. Talabriga desenvolve diversos projetos comunitários como a «Literacia em Saúde» e «Viver com a Diabetes», que engloba a Semana da Diabetes, nomeadamente através da realização de várias ações comunitárias de prevenção e controlo da doença.
Na sessão de abertura, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, salientou que “a saúde uma componente essencial das nossas vidas, e sem a qual não podemos aceder a outros bens”, daí a importância da realização de parcerias desta natureza. “A Semana da Diabetes já foi considerada uma boa prática a nível nacional e gostaria que outros municípios agarrassem esta ideia. O trabalho nunca está feito, é preciso continuar a apostar nesta área, algo que os profissionais de saúde fazem todos os dias. O que ambicionamos é ter um Algarve cada vez mais saudável”, sublinhou o responsável da ARS Algarve.
Pelo mesmo diapasão afina Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, apelando a que se coloque uma maior ênfase na prevenção e no prolongamento da saúde das pessoas, ao invés de se olhar apenas para o controlo e tratamento das doenças. “Em setembro tivemos em Tavira a reunião intergovernamental das sete comunidades representativas da Dieta Mediterrânica e o colega italiano revelou que, na zona de Nápoles, existia um número anormalmente diferenciado, para melhor, de pessoas que viviam com qualidade de vida para cima dos 100 anos de idade. Queremos provar à UNESCO que os nossos padrões alimentares têm um efeito diferenciador na longevidade com qualidade de vida, algo que depois tem efeitos, por exemplo, nos sistemas de Saúde e da Segurança Social”, frisou o autarca tavirense.