A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, recebeu,
nos dias 15 e 16 de novembro, a quarta edição do «Tourism Trade Show», um misto
de Bolsa de Turismo e Bolsa de Emprego organizado pelos próprios alunos da
instituição de ensino com o intuito de colocar, frente a frente, empresas e
potenciais colaboradores. O evento contou com um fórum «Estágios e Carreira»,
jornadas de empreendedorismo, perto de seis dezenas de expositores
empresariais/institucionais/start-ups, workshops de bar, ateliers de cozinha e
pastelaria e várias palestras e debates.
A abertura do certame contou com a presença de Luís Araújo,
presidente do Turismo de Portugal, Desidério Silva, presidente da Região de
Turismo do Algarve, Carlos Baia, vereador da Câmara Municipal de Faro,
Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional do Algarve, Alexandra Gonçalves, Diretora Regional da Cultura do
Algarve, entre outras entidades oficiais e, durante a visita inaugural, Paula
Vicente, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, confirmou a
importância deste «Tourism Trade Show», logo a começar pela mobilização que
gera ao nível dos formadores e alunos. “Depois, tivemos mais de 55 espaços de
exposição, o que comprova que o evento está a crescer de ano para ano, e é um
tremendo prazer ver um projeto que nasceu da ideia dos alunos ganhar esta
dimensão. O evento está a ter um grande impacto e são as próprias empresas que
nos perguntam regularmente quando é que acontece a próxima edição”.
Grandes cadeias hoteleiras, restaurantes de referência e
empresas turísticas compunham o grosso dos expositores, aproveitando a ocasião
para apresentar as suas ofertas de trabalho e encetar contatos diretos com
potenciais funcionários. “O objetivo é precisamente promover uma relação direta
com os alunos que estão na fase final dos seus cursos, que vão terminar a sua
formação em janeiro ou maio do próximo ano, e que estão já à procura de um
local para realizar o seu estágio curricular. Aqui, as entidades empregadoras
conhecem os alunos no seu ambiente natural e estes, por seu lado, estabelecem
logo uma primeira aproximação ao mercado de trabalho. É uma montra de empresas
conceituadas da hotelaria, restauração e turismo, que são o nosso core business”, destaca Paula Vicente.
Quanto à data de realização do evento, a experiência da
organização nas anteriores edições dita que esta é a melhor altura do ano para
garantir uma maior adesão do tecido empresarial. “Neste momento já não estamos
na época alta do turismo algarvio, mas ainda se conseguem abrir portas para os
alunos que vão sair em janeiro. As empresas também estão mais disponíveis para
participar em novembro, ainda por cima com este tempo fantástico”, refere Paula
Vicente, explicando que as empresas não vêm somente «apalpar o terreno», mas
sim com intenções de recrutar já quadros. “Há 12 empresas a realizar sessões de
apresentação e, logo de seguida, a dinamizar um espaço para entrevistas entre
alunos e responsáveis de recursos humanos. Sei que alguns alunos vão ter logo
colocação em janeiro, o que é ótimo”.
Alunos que, garante a diretora da Escola de Hotelaria e
Turismo do Algarve, estão perfeitamente preparados para abraçar de imediato um
projeto profissional. “Claro que nada impede um aluno, na sua ambição de
crescer profissionalmente, de enveredar pelo ensino superior ou ir para o
estrangeiro, mas, quando saem daqui, possuem as ferramentas necessárias para
criar o seu próprio negócio ou para trabalhar por conta de outrem”, afiança
Paula Vicente, bastante satisfeita com o êxito que o «Tourism Trade Show»
alcançou em apenas quatro anos de vida. “É um evento que faz falta à região e é
para isso que esta escola existe”.
Um sucesso que Luís Araújo, presidente do Turismo de
Portugal, teve oportunidade de atestar in
loco, salientando o facto do evento ser organizado pelos próprios alunos.
“Isto demonstra o papel das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal na
formação turística, a qualidade dos recursos humanos que daqui saem e a
necessidade do setor turístico em contar com profissionais qualificados. É uma
alegria enorme ver que os nossos alunos têm um mercado de trabalho vastíssimo à
sua espera”, apontou o dirigente. “É pena que não haja mais iniciativas destas
ao longo do ano, porque se percebe que qualquer um destes alunos também pode
ser um empreendedor, montar o seu negócio, criar a sua empresa”, concluiu.
Texto: Daniel Pina |
Fotografia: Daniel Pina
Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_20informativo_20_23133
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