A Algarviana Ultra Trail, a «prova que vai pôr o Algarve à prova», tem início a 30 de novembro, em Alcoutim, junto ao Rio Guadiana, e termina a 3 de dezembro, junto ao Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo. Pelo caminho de 60 atletas estão as Serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, com cerca de 13 mil metros de desnível acumulado, numa distância total de 300 quilómetros.
A participação poderá ser individual ou por estafetas até um máximo de quatro elementos e conta seis pontos para a qualificação do Ultra Trail do Mont Blanc. Atravessa nove concelhos do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo) e o trajeto é feito quase exclusivamente na Via Algarviana, um percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota (GR13). A prova decorre sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia. "A participação está limitada a um máximo de 60 atletas por uma questão de segurança. Temos especial cuidado no seu acompanhamento, recomendando que os participantes tenham já experiência em provas de 100 milhas ou distâncias similares. É otimismo se dissermos que 20 chegam ao fim”, refere Germano Magalhães, presidente da Assembleia Geral da Associação Desportiva Algarve Trail Running (ATR), principal organizadora do evento.


A Via Algarviana está inserida maioritariamente no interior algarvio, tem história, natureza e um percurso de excelência para a prática de várias atividades desportivas. Uma combinação de fatores que atraíram inscritos de países como Portugal, Espanha, Brasil, Equador, Uruguai e Escócia, com os portugueses a representarem o grosso dos inscritos, com atletas de norte a sul do país e ilhas. O ALUT é organizado pela ATR – Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e Ada – Águas do Algarve, com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. A equipa da ATR – Algarve Trail Running é reconhecida pelo organização de outros eventos de trail running como o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena e o Trail Ossonoba.