O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, de 30 de novembro a 6 de dezembro, a sétima edição dos jogos mundiais da IWAS (International Wheelchair & Amputee Sports Federation), destinados a desportistas em cadeira de rodas e amputados. A prova, que se realiza pela primeira vez em Portugal, conta com cerca de meio milhar de participantes (entre atletas, treinadores, dirigentes e staff médico) e será disputada por atletas das categorias sub-23, Open Class e Master Class (para atletas acima dos 40 anos de idade).
A cerimónia de inauguração realiza-se na Praça Marquês de Pombal, no dia 1 de dezembro, às 16h, sendo esperada a representação de quase 50 países participantes. O programa tem início nos dias 1 e 2 de dezembro com treinos para todas as modalidades, estando agendada a competição do tiro com arco, ténis de mesa e taekwondo para os dias 3 e 4 de dezembro. Já entre 3 e 5 de dezembro irão disputar-se as provas de atletismo e natação. “A realização da prova no Algarve mostra não só a capacidade da região em acolher um tipo de turismo inclusivo, mas também as excelentes condições do Complexo Desportivo municipal para receber uma competição de alto nível”, afirmou Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.


De acordo com o presidente da IWAS, Paul De Pace, o evento conta com o apoio total da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e terá uma maior variedade de modalidades em relação às edições anteriores, “oferecendo uma oportunidade aos novos atletas de ter a sua experiência nestes Jogos Mundiais IWAS”. Durante a realização das provas acontecerá também a assembleia geral da IWAS, que inclui as eleições internas para a direção.