O programa cultural «365 Algarve» começa o ano de 2018 com uma agenda cultural repleta de eventos únicos e imperdíveis, que irão animar o panorama cultural e os palcos algarvios com inúmeras novidades. A agenda de 2018 abre com «Klaxon», que traz a magia do circo contemporâneo à pista do Heliporto de Monchique. Cinco músicos e seis acrobatas num espetáculo suspenso no ar, com um ritmo alucinante que transforma a música e a acrobacia numa única linguagem. No primeiro dia do ano, «Klaxon» despede-se dos palcos do mundo com uma exibição para toda a família, às 17h.

O Festival de Artes Performativas de Tavira está de regresso com vários espetáculos que vão desde a performance à dança e ao teatro. Hopperhope recria, no Palácio da Galeria em Tavira, um espaço doméstico a partir das obras do pintor americano Edward Hopper que revelam o interior de casas visto do exterior. De 17 a 21 de janeiro, o público é convidado a participar na oficina, no ensaio aberto e no espetáculo que vão fazer repensar o conceito de espaço. Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, o Palácio da Galeria acolhe ainda o espetáculo de dança «Winter Worm – Summer Grass»; e a Pousada do Convento da Graça recebe «Framework», um ensaio de Mário Afonso sobre a dança (24, 25 e 27 de janeiro). No último dia do mês, a peça de teatro de fantoches «Beginnings», encenada por John Mowat, e a pensar nas famílias, irá certamente conquistar o público na Ermida de Santa Ana.


«Video Lucem» continua a surpreender aqueles que têm vindo a assistir aos cine-concertos nas Igrejas do Algarve e apresenta uma nova sessão no dia 13 de janeiro, às 21h30, na Igreja Matriz de Martim Longo. Desta vez será exibido o filme «Os Lobos», de Rino Lupo, um dos mais interessantes realizadores ativos em Portugal na década de 1920, acompanhado ao piano por Nicholas McNair, um artista especializado em música para cinema mudo que interpretará a partitura original de António Tomás de Lima.

Silves acolhe novas sessões do «Jazz nas Adegas», a primeira das quais marcada para 13 de janeiro, na Quinta João Clara, com os «Low Tech Groove», que levarão os espectadores por uma viagem por diversos estilos musicais. No dia 20 de janeiro, no Convento do Paraíso, haverá uma oportunidade única para degustar os melhores vinhos ao som do músico algarvio André Capela, (saxofones, flauta e guitarra), acompanhado pela voz de Cathy Santos e de Vasco Ramalho (vibrafone, marimba e percussão) e Bruno Vítor (contrabaixo e percussão).

Em Portimão, no dia 27 de janeiro, arranca o 2.º Festival Internacional de Piano do Algarve, com o solista Adriano Jordão, o maestro José Eduardo Gomes e a Orquestra Clássica do Centro, que irão interpretar peças de Mozart, Beethoven e Dvorak. No Museu Municipal de Faro continua patente, até 4 de fevereiro, a exposição de fotografia de Vasco Célio, «Tochas», integrada no Ciclo de Arte Contemporânea «Um certo ponto de vista». «Faro Desvendado» continua também a marcar presença na programação de 2018 do «365 Algarve», com uma visita encenada ao passado histórico da cidade de Faro agendada para dia 25 de janeiro, às 18h30, numa iniciativa pensada para toda a família.