O orçamento da Câmara Municipal de Aljezur para o ano económico de 2018 prevê uma receita e uma despesa global no montante de 11 milhões, 624 mil e 624 euros, estabelecendo, mantendo e reforçando várias áreas no sentido da promoção da qualidade de vida e bem-estar da população local e perseguindo os princípios básicos da prudência, equilíbrio e desenvolvimento sustentável. É intenção do executivo liderado por José Manuel Amarelinho prosseguir com o reequilíbrio do Quadro de Pessoal da Autarquia, pelo que, no domínio dos Recursos Humanos e atendendo às necessidades sentidas, haverá um reforço substancial e concreto de pessoal transversal a todas as áreas de ação e intervenção municipal, decorrentes das competências próprias dos municípios.  

Em termos de Proteção Civil, serão dados passos concretos para tornar Aljezur um concelho mais resiliente, dos quais se destacam: a criação de unidade locais de proteção civil ao nível das quatro juntas de freguesia, que serão o embrião de núcleos locais de voluntários nos diversos aglomerados urbanos para ações de autodefesa e uma maior resiliência a acidentes graves ou catástrofes; a monitorização de pessoas que vivem em locais de risco, com enfoque naquelas que habitam em espaço rural e no interface urbano-florestal, com a recolha de informação sobre a constituição dos agregados familiares, condições de saúde, locomoção dos ocupantes e resiliência da estrutura em caso de incêndio rural; o incremento, junto da população que vive em espaço rural, da necessidade e obrigatoriedade de construir as faixas de gestão de combustível de proteção de habitações e restantes infraestruturas instaladas em espaço florestal ou confinantes ao mesmo; com o apoio do GTF, das juntas de freguesia e do corpo de bombeiros, serão implementados um conjunto de locais seguros/zonas de segurança, devidamente identificados e do conhecimento publico, para refúgio e proteção em caso de acidente grave ou catástrofe, nomeadamente incêndio rural; vai-se apostar em silvicultura preventiva e limpeza de linhas de água; e serão programadas ações de formação, informação e sensibilização junto da comunidade escolar e da população em geral sobre a proteção da floresta e o comportamento a adotar em caso de incêndio florestal. Do mesmo modo, serão mantidas as indispensáveis transferências para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, afim de garantir o melhor desempenho possível na vigilância nas praias, equipa de intervenção permanente e dispositivo especial de combate a incêndios florestais ao longo de 2018.

No âmbito da segurança, é desejo da autarquia que 2018 marque o arranque do futuro Quartel da GNR de Aljezur, estando-se a aguardar a entrega do projeto da responsabilidade do Ministério da Administração Interna e a celebração do competente Contrato Interadministrativo. O documento contempla igualmente a transferência de 80 mil euros para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, valor correspondente à parte não cofinanciada no projeto de execução em curso, que levará à ampliação e remodelação do Quartel dos Bombeiros Voluntários. 

Na Educação, o Município pretende, já no ano letivo 2018/2019, estender pela primeira vez a oferta dos manuais escolares ao ensino secundário (10.º/11.º/12.º anos de escolaridade), passando assim a garantir a gratuitidade dos manuais escolares e/ou auxiliares de apoio a todo o ensino básico e secundário. Na área da Saúde, de assinalar a criação de uma Unidade Móvel de Saúde no concelho, cuja gestão será protocolada com a Administração Regional de Saúde do Algarve e permitirá disponibilizar serviços e cuidados de saúde, mas também de acompanhamento médico e social a munícipes que regularmente não podem deslocar-se ao Centro de Saúde ou Extensão de Saúde. Mas é de realçar ainda a continuidade do apoio à Unidade de Cuidados Continuados da Casa da Criança do Rogil.  

No campo da Ação Social, serão mantidas todas as componentes de parceria e apoio ao desenvolvimento das respostas sociais no concelho, desde a infância à terceira idade e aos mais desfavorecidos. O executivo espera também que seja dada a luz verde pela Segurança Social para o alargamento da capacidade do SAD da Bordeira, imprescindível para que a SCMA possa levar, com o apoio da autarquia, o Serviço de Apoio Domiciliário às Alfambras.

Vão-se manter as ações de apoio ao associativismo, quer no apoio aos planos de atividade dos clubes e associações locais, nas atividades que revistam interesse e articulação com os objetivos do Município (cultural, social, educativo e desportivo), quer na promoção da formação e dos tempos livres de toda a população, muito concretamente na promoção de estilos de vida saudável. O «Desporto para Todos» é um programa municipal que continuará e, se possível, será enriquecido com outras atividades; os programas de Ocupação de Tempos Livres, quer para crianças e jovens, quer para seniores, terão também continuidade, alargando o leque de propostas de atividades para o «Entrelaçar» e revendo o atual PROTEL, ajustando-o a outras necessidades, nomeadamente para acolher munícipes com necessidade de acompanhamento e integração no âmbito da saúde mental. 

Na Cultura vêm inscritas múltiplas ações, mas a Autarquia destaca uma forte aposta no Projeto «Lavrar o Mar», programa de animação cultural capaz, por si só, de trazer até nós diversos públicos, no sentido de também nesta área conjugar com o desenvolvimento económico e o turismo, potenciando a oferta na época baixa e quebrando a sazonalidade. No Turismo, Aljezur receberá, em 2018, a Bienal Turismo da Natureza pela segunda vez, e será mantida a parceria e participação nos projetos Rota Vicentina e Via Algarviana.  

Em matéria de obras, realce para o Parque Verde da Ribeira de Aljezur, a Requalificação da Escola da Carrapateira, o Passadiço Pedonal da Ribeira de Aljezur, o futuro Edifício dos Paços do Concelho e o Mercado Municipal de Aljezur. É ainda intenção do executivo concretizar ou iniciar o projeto de acessibilidade pedonal/Miradouro da Praia de Odeceixe, que colhe neste momento pareceres. Do ponto de vista do Ordenamento do Território, uma nota para a conclusão do Plano de Pormenor da Paisagem Oceano, que aguarda apenas a homologação da cartografia, propositada e obrigatoriamente produzida por parte da Direção Geral do Território. Quanto ao Vale da Telha, no âmbito do Contrato de Planeamento e nos termos em que corre, aguarda-se a sua conclusão para envio à CCDR Algarve. Por último, uma nota para o início do trabalho de Revisão do PDM de Aljezur, dotado para já com 100 mil euros.

Na Assembleia Municipal, o documento mereceu os votos favoráveis do PS e Unidos pelo Rogil, a abstenção da CDU e os votos contra da Coligação Juntos Por Aljezur PPD/PSD