Ladeado pelo atual executivo, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, apresentou a Mensagem de Ano Novo à comunidade, no dia 28 de dezembro. A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e contou com presença de diversas entidades civis, militares, religiosas, associações, empresários e funcionários municipais. “Todos nós, executivo municipal, estamos fortemente empenhados na diversidade e troca de opinião, para levarmos a bom rumo o nosso concelho. Vamos ter um 2018 realizador, cheio de esperança e com muita ambição, que não se esgotará em 2018 porque Albufeira não para, é um concelho muito exigente”, destacou Carlos Silva e Sousa, explicando que, no Município, “trabalhamos em conjunto com a sociedade civil, autoridades locais e com as instituições do concelho, remando todos para o mesmo lado”.

A união e a entreajuda foi um dos pontos fortes do discurso do presidente, que frisou por diversos momentos a importância da cooperação entre todas as forças vivas do concelho. “Albufeira tem uma grande capacidade de mobilização e de solidariedade e isso é algo que temos que preservar para o futuro, porque é a trabalhar em conjunto que conseguiremos ter uma sociedade feliz”. Carlos Silva e Sousa garantiu que “a Câmara vai estar aberta a todos para que juntos lutemos por uma Albufeira justa e fraterna, contando com todos para nos ajudarem”.


Do ponto de vista económico, o presidente relembrou que Albufeira é um concelho com mais camas turísticas do que toda a Região Autónoma da Madeira, o que tem um grande impacto no contexto regional e nacional, defendendo que, por isso, “é essencial que nós, os que aqui vivemos, saibamos corresponder a esta importância”. Nas áreas social, da juventude, do desporto e da cultura, reconheceu haver “ainda muito trabalho a ser feito, embora grande parte desse investimento já esteja em curso”. “Alguns concursos estão lançados e outros ainda irão avançar para que possamos realizar um conjunto de obras, que nos permitirá trabalhar em conjunto com as nossas instituições e juntos contribuirmos para o bem comum”, sublinhou o edil albufeirense.


O presidente revelou, aliás, ter estado durante a tarde a assinar diversas escrituras de aquisição de imóveis, nomeadamente um prédio em Albufeira, outro em Paderne, dois em Ferreiras e um terreno na zona de Paderne. “Isto mostra a ambição que temos para um 2018, que vai ser um ano de muito trabalho numa Albufeira exigente, de grande dinâmica, capacidade, mas também com necessidades a que temos que saber corresponder”. Carlos Silva e Sousa abriu ainda um parênteses para salientar que “teremos que nos fazer ouvir perante o Governo Central que, muitas vezes, se esquece que o Algarve e Albufeira contribuem com uma grande fatia para a riqueza nacional e não recebem o merecido investimento”. “Para continuar a ser um destino competitivo, o Algarve tem que ter investimento nacional”, alertou o autarca, na expetativa de que “o Poder Local, o Governo Central, a Assembleia da República e todos os intervenientes na política possam trabalhar em conjunto para conduzir Albufeira, o Algarve e Portugal num melhor caminho”.

A encerrar o discurso, o presidente da Câmara relembrou o programa de Fim de Ano, “pensado para toda a família”, e reiterou os votos de esperança. “As pessoas são de carne e osso, têm sentimentos, vivem ao nosso lado, são nossos vizinhos, nossos amigos, todos temos dignidade e aqueles que estão numa fase mais fragilizada necessitam do nosso apoio”, finalizou Carlos Silva e Sousa. A cerimónia contou com a atuação do Grupo Coral do Conservatório de Albufeira, dirigido pelo professor Paulo Sopa, que interpretou diversos temas natalícios.