A Federação Portuguesa de Canoagem já divulgou os rankings nacionais de clubes de 2017 e o Kayak Clube Castores do Arade subiu uma posição em relação ao ano passado, terminando no 9.º lugar nacional. Os «Castores», que se dedicam exclusivamente à prática da canoagem, conseguem a melhor classificação nacional de todos os clubes do Algarve com 289 pontos. O Grupo Desportivo de Alcoutim, os «Amigos da Mexilhoeira da Carregação» – AADMC – e o Clube Naval de Portimão terminaram na 23.ª, 44.ª e 58.ª posição, respetivamente. A Associação Naval do Guadiana e o Grupo Naval de Olhão terminaram ambos na 66.ª posição com o mesmo número de pontos.

O pódio nacional foi uma repetição da época passada, com o Náutico de Ponte de Lima, clube do Olímpico Fernando Pimenta, a vencer o «Troféu Jogos Santa Casa», atribuído ao melhor clube nacional. Ao alcançar 630 pontos, o «Ponte de Lima» garantiu o seu 11.º título consecutivo. O Clube Náutico de Prado e o Náutico de Crestuma arrecadaram os restantes lugares do pódio, com 536 e 425 pontos, respetivamente.

Numa modalidade onde o norte de Portugal tem mais tradição, é de destacar as classificações do Clube de Canoagem de Amora, a terminar na quarta posição, e do Clube Náutico do Litoral Alentejano (Vila Nova de Milfontes) com o 6.º lugar que, juntamente com os Castores do Arade, são os únicos clubes, a sul do Tejo, a terminar no top-10 nacional.