Em 2018, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai abraçar novos projetos e celebrar novas parcerias, contribuindo para que a música erudita alcance outros palcos e públicos e dando a conhecer uma fase de maturidade de um projeto que começou a dar os primeiros passos há 15 anos. 

Numa coprodução com o Cineteatro Louletano e o Teatro Tivoli BBVA, a Orquestra Clássica do Sul criou o ciclo «Clássicos na Avenida», um conjunto de concertos que irá ser apresentado em ambas as salas de espetáculos ao longo de 2018, com maestros ou solistas convidados. O primeiro concerto deste ciclo será o Concerto de Ano Novo, no Cineteatro Louletano, em Loulé, a 1 de janeiro, com duas sessões, às 16h e 18 horas. A Orquestra Clássica do Sul parte depois rumo a Lisboa, no dia 3 de janeiro, para apresentar o mesmo programa no Teatro Tivoli BBVA. No Concerto de Ano Novo, a OCS será dirigida pelo Maestro Robin O’Neill, conhecido pelo seu rigor intelectual e pela emoção profunda que coloca nas obras que dirige. 

O emblemático palco do Teatro Lethes em Faro vai ser outro dos novos palcos por onde vai passar a Orquestra Clássica do Sul em 2018, com um ciclo de música de câmara especialmente concebido a pensar naquele espaço. E, dando continuidade aos projetos de carácter lúdico-pedagógico, a OCS mantém os ciclos de Concertos Promenade e Concertos Pedagógicos. Direcionados para toda a família, os Concertos Promenade serão, no próximo ano, subordinados ao tema «Histórias para Miúdos e Graúdos» e convidam a escutar algumas das mais belas melodias inspiradas em contos de literatura infantil. Os Concertos Pedagógicos, organizados especialmente para a comunidade escolar, vão decorrer no 1.º trimestre do ano, chegando a mais de milhar e meio de alunos.

Integrada no ciclo «Música nas Comunidades», a atividade «A Escola recebe a OCS» regressa ao terreno, com novas edições a acontecer nos meses de janeiro e fevereiro. O programa da OCS com atuações dedicadas a crianças e jovens representa um importante contributo para a formação de novos públicos e assume enorme importância junto da sociedade civil, ao alargar a oferta cultural destinada aos mais novos e colaborando na democratização da cultura.

Entre outros, mantêm-se igualmente os ciclos «Sinfonias Clássicas» e «Música e Natureza», com atuações em diferentes localidades e sempre com um programa de excelência. No decorrer de 2018, a Orquestra Clássica do Sul participará também em alguns concertos concretizados no âmbito do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, que decorre de 2 de março a 24 de maio.