Foi inaugurado, no dia 23 de
novembro, o Designer Outlet Algarve, situado junto ao MAR Shopping Algarve e à
loja IKEA, culminando um mega empreendimento comercial que vem reforçar a
competitividade da região enquanto destino de turismo de shopping. À frente do
barco está o tavirense Miguel Guerreiro, com vasta experiência na indústria da
moda e luxo e na gestão de ativos imobiliários e conceção de centros
comerciais.
Texto: Daniel Pina |
Fotografia: Daniel Pina
Miguel Guerreiro foi o homem escolhido pela ROS Retail
Outlet Shopping para assumir o cargo de Diretor-Geral do Designer Outlet
Algarve, o primeiro projeto gerido pela operadora austríaca em Portugal que foi
inaugurado no passado dia 23 de novembro. Na indústria da moda e luxo há mais
de 15 anos, o tavirense de 42 anos especializou-se em Gestão de Ativos
Imobiliários, Conceção de Centros Comerciais, Desenvolvimento de Negócio
Internacional, Modelo de Franchising, Gestão de Marca, Desenvolvimento de
Produto e Finanças, tendo iniciado a sua carreira profissional com o Projeto
Têxtil, responsável pela introdução de marcas como a Mango e a Tally Weijl no
Algarve, mas também pela criação de novas insígnias como a ZM, Cheyenne e e
victorvictoria.
Em 2012, Miguel Guerreiro assumiu o cargo de Retail Director do Grupo Azadea, no
Qatar, a empresa master franchising
do grupo Inditex, Salsa, Virgin Music e outras, tendo regressado à Europa, em
2016, mais concretamente a Madrid, antes do passo final para voltar ao seu
Algarve para «comandar» o Designer Outlet Algarve. “Tem sido, de facto, um
percurso ligado ao retail, como
gestor e administrador de redes de lojas e, há 15 anos, predominavam as lojas
de multimarca e os franchisings.
Estar como operador direto e, mais tarde, possuir franchisings fez crescer em mim a vontade e o gosto de conhecer a
indústria no seu todo. Foi isso que me levou para o Médio Oriente, onde fui
diretor de retail de um grupo libanês
com um turnover de dois biliões de dólares anuais, com cerca de 60 lojas no
Qatar e 800 colaboradores”, conta o entrevistado.
Enquanto estava no Médio Oriente, Miguel Guerreiro observou
o forte crescimento do negócio dos outlets,
“um formato bastante interessante que nos dá a possibilidade de ter marcas
fantásticas com preços extraordinários”, e foi estudando mais atentamente esse
fenómeno. Em 2016 surge o convite para ser Senior
Retail Manager em Madrid, precisamente num grupo de outlets, experiência que terá sido decisiva para ser desafiado para
o projeto do Designer Outlet Algarve. “É um fechar de um ciclo das várias áreas
que esta indústria possui e que faz parte também de uma estratégia pessoal.
Penso que a minha leitura alargada do negócio é uma vantagem adicional para
desempenhar este cargo, porque conheço muito bem as dores de todos os nossos brand partners. Estive vários anos do
outro lado e entendo perfeitamente as suas necessidades”, frisa Miguel Guerreiro.
“A nossa empresa tenta fazer a gestão deste ativo da melhor forma possível para
valorizar o investimento realizado por nós e pelos nossos parceiros”,
acrescenta.