A secular e notável tradição hospitalar de Lagos remonta ao século XV, já que a primeira notícia sobre um Hospital em Lagos se reporta ao ano de 1412. Desde então, Lagos tem ininterruptamente disposto de instalações hospitalares, quer civis, quer militares, desempenhando um papel indispensável às populações dos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo. No final do Século XV, a Santa Casa da Misericórdia de Lagos já dispunha de Hospital, localizado na zona onde hoje se encontra, após ter beneficiado de sucessivas alterações e ampliações.

No entanto, esta localização é insatisfatória desde há muito tempo, servida por estreitos arruamentos medievais e sem possibilidade de ampliação por estar ligada à Muralha de Lagos, classificada de Monumento Nacional. Por outro lado, é imperiosa a necessidade de que o Hospital de Lagos adquira condições para proporcionar aos seus utentes, nacionais e estrangeiros, os níveis de qualidade de conforto e de atendimento exigíveis ao Serviço Nacional de Saúde.

É neste sentido que, nos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, as populações, os autarcas e os trabalhadores do Hospital têm mantido uma persistente luta, com manifestações públicas, tomadas de posição e deliberações, pugnando pela relocalização do Hospital em Lagos, em terrenos já garantidos pela Câmara Municipal de Lagos e com as instalações, equipamentos e valências adequadas às reais necessidades das populações. Como resultado, nos anos de 2008/2009 decorreu um processo que levou à aprovação pela Ministra da Saúde do projeto, estudo e concretização do novo Hospital para Lagos.

Sem qualquer evolução deste processo por parte do Governo, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou, em 26 de junho de 2017, por unanimidade, exigir a inclusão do Hospital de Lagos no Orçamento de Estado para 2018, o que não se verificou. Por todos estes motivos, a Assembleia Municipal de Lagos promove uma Petição Pública, subscrita pelas populações dos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, exigindo do Governo a construção do novo Hospital de Lagos.

Os interessados podem assinar esta Petição online em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT88065