Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lagos vai organizar, no dia 26 de janeiro, uma ação de dinamização e promoção turística, desta feita centrada na apresentação de Lagos e do Algarve enquanto destinos turísticos de excelência todo o ano, numa ótica de sustentabilidade e da apresentação de produtos alternativos ao «Sol e Praia». Na sessão de abertura marcarão presença a Presidente da Autarquia, Maria Joaquina Matos, e o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e o objetivo é fomentar o convívio e a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área do Turismo.

A iniciativa integra um painel de oradores que apresentarão e promover atividades que completam a tradicional oferta turística do município. Recorde-se que o turismo é reconhecidamente um fator estratégico e nuclear do desenvolvimento da economia portuguesa, e em particular da região do Algarve. Nos últimos anos, Portugal, e o Algarve, têm estado em alta, batendo sucessivos recordes em termos de número de visitantes, de dormidas e em retorno económico, mantendo o estatuto de destino de eleição dos portugueses e dos estrangeiros para passar um período de descanso em família ou entre amigos.

Esta consciência da importância e crescimento do setor existe, mas há igualmente a preocupação de se garantir a sua sustentabilidade, situação que deve ser uma responsabilidade de todos, tendo em vista a valorização deste destino turístico através uma gestão responsável dos recursos em defesa das gerações presentes e futuras. Neste sentido, a autarquia lacobrigense está empenhada em responder aos desafios que o turismo enfrenta, procurando refletir sobre as oportunidades e desafios estratégicos do setor, bem como potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino turístico de excelência todo o ano. Ao mesmo tempo, pretende afirmar Lagos como uma marca de referência, tanto em termos nacionais como internacionais, com a realização de ações de dinamização e promoção turística, dirigidas (preferencialmente) a guias intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras e de restauração, empresas de animação turística e outros players do setor, com atuação na área do município.

Este ano, a iniciativa irá decorrer no dia 26 de janeiro, a partir das 10h, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, estando previstas várias intervenções sobre alguns projetos ou propostas que complementam a tradicional oferta turística de Lagos e do Algarve.