Com o objetivo de angariar fundos para a Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, a Companhia de Dança do Algarve apresenta o bailado «Pinóquio», inspirado no romance de Carlo Collodi, no Cine-Teatro Louletano, no dia 2 de fevereiro pelas 21h30. O espetáculo, interpretado por Margot de Andrade e pelos alunos da Companhia de Dança do Algarve, é coreografado por Carolina Cantinho, Evgueni Beliaev e Natalya Abramova. A realização deste espetáculo solidário foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Loulé e à disponibilidade demonstrada pela Companhia de Dança do Algarve, com a receita da bilheteira a reverter para a associação, que desta forma poderá realizar ainda mais atividades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes, respetivas famílias e comunidades.

A Companhia de Dança do Algarve foi fundada, em 2004, sob a batuta do seu diretor artístico, Evgueni Beliaev, secundado por um grupo entusiasta de pessoas apaixonadas pela dança e pelo projeto, com o objetivo de promover a dança como disciplina e espetáculo, na região algarvia. Presentemente, é constituída por bailarinos jovens, mas de qualidade unanimemente reconhecida, tendo alguns deles alcançado importantes prémios em concursos nacionais e internacionais. A Escola da Companhia conta, no presente ano letivo, com cerca de 120 alunos e contempla na sua oferta curricular dança clássica, dança contemporânea, dança caráter e dança educativa.

Por sua vez, a ASMAL – Associação e Saúde Mental do Algarve é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em 1991, e que tem como objetivo prioritário promover o apoio e a integração social da pessoa com problemas de saúde mental. Está certificada pela DGERT como entidade formadora e é ainda centro de recursos credenciado pelo IEFP. Presentemente, tem em funcionamento um amplo programa de reabilitação e (re)integração social e profissional para pessoas com problemas de saúde mental, visando a sua plena integração na sociedade. Esta ação decorre em diversas valências: Centro de Formação Profissional, Centro Qualifica (inclusivo), dois Fóruns Socio-ocupacionais (Faro e Almancil) e Unidade de Vida Apoiada (lar residencial).

A ASMAL dispõe ainda de uma estrutura pioneira no país: uma Unidade Sócio-Ocupacional para jovens (13 aos 17 anos) com problemas de saúde mental, cuja abertura decorrerá logo que haja dotação financeira para tal. A ação que tem vindo a desenvolver nestes últimos 27 anos, no Algarve e a nível nacional, revela-se extremamente necessária, na medida em que as estruturas de apoio à população com problemas de saúde mental, em Portugal, são ainda largamente insuficientes para atender a todas as solicitações.