Não podia começar da melhor forma a 2.ª edição do programa de animação «Jazz nas Adegas», uma iniciativa do Município de Silves, inserida no programa «365 Algarve», que visa promover a realização de eventos culturais na região durante a época baixa para combater a sazonalidade turística verificada neste período. A abertura do programa decorreu no dia 13 de janeiro, na Quinta João Clara, em Alcantarilha, com o quarteto «Low Tech Groove» e casa completamente esgotada, o mesmo sucedendo com o próximo concerto, que será na Quinta Mata-Mouros, em Silves.

Do programa do «Jazz nas Adegas» 2018 constam mais sete espetáculos, sempre às 21h, nas seguintes datas e locais: 20 de janeiro – Quinta Mata-Mouros, Silves; 10 de fevereiro – Quinta do Francês, Odelouca; 24 de fevereiro – Quinta do Barradas, Venda Nova; 10 de março – Quinta do Barranco Longo, Algoz; 17 de março – Quinta da Vinha, Sítio da Vala; 7 de abril  - Quinta do Outeiro, Silves; 14 de abril – Quinta da Malaca, Pêra. O objetivo do evento, segundo a presidente da edilidade, Rosa Palma, “é associar o território aos vinhos dos produtores aqui localizados e desta forma dar a conhecer os Vinhos do Algarve, em geral, e de Silves, em particular, pois é o concelho que agrega mais produtores”.


Para os produtores algarvios, esta é uma forma original e diferente de dar a conhecer os seus vinhos, tanto ao público local como estrangeiro, como foi o caso da Quinta João Clara, gerida por Edite Alves com o apoio das suas filhas Ana e Joana Alves, numa propriedade com perto de 11 hectares de vinha. Para além do prestigiado monocasta Negra Mole, feito com esta casta autóctone da região, os vinhos João Clara tem mais oito referências no seu portfólio, tendo Edite Alves aproveitado o evento para apresentar ao público três novidades a serem lançadas, ainda este ano, pelos vinhos João Clara: um Late Harvest (colheita tardia); um monocasta Alvarinho, com estágio em barrica; e o primeiro espumante da marca, feito com 100 por cento Negra Mole.

Dado o sucesso do evento, realizado pela primeira vez o ano passado, verificou-se o aumento da participação e interesse dos produtores participantes, que passaram de seis para um total de oito produtores aderentes, com três estreias e cinco repetentes. E se na edição anterior foram-se verificando sucessivas lotações esgotadas, a situação começa desde já a verificar-se também com a edição desde ano. “Associar a boa música ao bom vinho e a espaços privilegiados resultam na enorme adesão registada ao evento”, frisa Rosa Palma, com Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, a mostrar-se igualmente satisfeito com a moldura humana presente, “o que confirma que, atualmente, os Vinhos do Algarve já conseguem atrair público devido à qualidade e imagem positiva que têm”.

Fotos: Vico Ughetto/CVA