No âmbito da abertura oficial do I Festival A&A | Acordeão & Algarve em Festa, o Cine-Teatro acolhe, no dia 3 de fevereiro, pelas 21h30, a prestigiada «La Ideal – Orquestra Típica de Tango Argentino» do Porto para um imperdível concerto que terá como convidada especial a reconhecida cantora Joana Godinho.

A inauguração do Festival A&A em Loulé pretende dinamizar o mundo do Tango, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2009, com um concerto (seguido de Milonga), sendo ainda promovida uma aula aberta de iniciação ao Tango Argentino ministrada por Jorge Salgado e Joana Sampaio e dirigida a todos os interessados maiores de 15 anos, a qual se realizará na manhã do dia 3 de fevereiro, entre as 10h30 e as 12h30, no Cine-Teatro. Os participantes no workshop têm entrada gratuita no concerto com La Ideal.

La Ideal é uma orquestra formada em setembro de 2013 na cidade do Porto com o duplo propósito de recriar a música de dança das milongas tradicionais e apresentar em concerto música de compositores como Piazzolla e Rovira. Com uma formação simultaneamente típica e original – flauta, violino, contrabaixo, bandoneon e piano – La Ideal tem um som e uma paleta tímbrica únicos. É composta por músicos de excelente qualidade, alguns também dançarinos de tango. 

Nos seus espetáculos, a orquestra recria a intimidade e expressividade típicas da atmosfera dos salões de tango de Buenos Aires. Tocou em festivais de tango na Europa, ao lado dos mais conceituados bailarinos de tango internacionais. La Ideal tem realizado múltiplas apresentações em Portugal, em Espanha, em Itália e na Alemanha. A Orquestra é formada por Alejandro Szabo (bandoneon), Jorge Salgado Correia (flauta e bailarino), David Wyn Lloyd (violino), Francisco Monteiro (piano), Daniel Aires (contrabaixo) e Joana Sampaio (bailarina).