«Algarve, um destino turístico de excelência todo o ano» foi
o mote da ação de dinamização e promoção turística que a Câmara Municipal de
Lagos organizou, pela sétima vez consecutiva, com a presença de Desidério
Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, e vários oradores que deram
a conhecer algumas das experiências que o munícipe ou visitante pode desfrutar no
concelho. A ação foi centrada, de facto, na apresentação de Lagos e do Algarve
enquanto destinos turísticos de excelência todo o ano numa ótica de
sustentabilidade e da divulgação de produtos alternativos e complementares ao «Sol
& Praia».
A iniciativa pretendeu igualmente fomentar o convívio e a
troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área do Turismo e integrou
um painel de oradores que apresentaram e promoveram atividades que completam a
tradicional oferta turística do município. Maria Joaquina Matos, Presidente da
Câmara Municipal de Lagos, voltou a referir a importância do “sabermos e
respeitarmos o facto de que não somos um concelho sozinho”, enfatizando: “Fazemos
parte de uma região e devemos sempre trabalhar em conjunto porque, dessa forma,
será sempre mais fácil a nossa afirmação de grande destino de férias”.
Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve,
considerou que a abordagem feita nesta ação de dinamização encaixa
perfeitamente na estratégia que a RTA tem estado a desenvolver, principalmente
nos últimos quatro anos. “Tendo nós a perceção de que a oferta turística do
Algarve está consolidada no que diz respeito ao binómio «Sol & Praia», há
que trabalhar outras vertentes”, frisou, enfatizando que o Algarve não pode ser
sustentável apenas quatro meses por ano. “A RTA tem tido prioridades no sentido
de estudar, desenvolver e consolidar vertentes que sejam complementares e
alternativas a essa realidade e, no concelho de Lagos, elas existem e já estão
a ser trabalhadas”.
Desidério Silva lembrou que o turismo no Algarve alcançou,
em 2017, “números que seriam impensáveis há quatro anos”, acrescentando que “a
região algarvia representa quase 40 por cento do turismo nacional”. “Tivemos
números surpreendentes no que diz respeito às dormidas, aos turistas e uma
subida muito significativa da taxa de ocupação entre os meses de outubro e maio,
e aqui percebe-se que estamos a caminhar no bom sentido e estamos a conseguir
esbater o peso da sazonalidade na região”, reforçou. Para o presidente da RTA, o
grande objetivo e desafio nestes próximos anos é, então, providenciar uma
oferta mais qualificada e diversificada, evidenciando produtos como o turismo
de natureza, cycling & walking e associando sempre a estas atividades a
identidade cultural de cada concelho e da própria região.