A Câmara Municipal de Albufeira está a desenvolver um
Programa de Promoção de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita nas
escolas da rede pública do concelho, com o objetivo de intervir preventivamente
para que todas as crianças consigam alcançar o sucesso escolar. O projeto baseia-se
na necessidade sentida pelos especialistas da área em treinar a consciência
fonológica dos alunos, logo a partir dos primeiros anos de ensino, ou seja, antes
e durante a aprendizagem do código alfabético.
A iniciativa, que teve início no ano letivo de 2016/2017, em
três estabelecimentos do ensino pré-escolar do concelho de Albufeira,
nomeadamente nos Jardins de Infância dos Caliços, Ferreiras e Guia, irá, este
ano, ter continuidade já durante o presente mês de janeiro. Segundo o vice-presidente
da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, o programa surgiu na
sequência do crescente número de crianças encaminhadas pelas escolas do
concelho para o serviço de Terapia da Fala da Divisão de Educação e Ação Social
do Município, por revelarem dificuldades na aprendizagem da leitura e da
escrita. “Trata-se de um programa estruturado que aposta numa atuação
preventiva, desde os primeiros anos de ensino, o que contribui para o
crescimento linguístico das crianças, esbatendo as assimetrias e proporcionando
as bases para um futuro sucesso escolar”, explica o também vereador responsável
pelo pelouro da Educação.
Com a implementação desta medida, a autarquia pretende igualmente
levar aos docentes do concelho um conjunto de ferramentas práticas e úteis,
para que possam alargar a sua atuação nesta área, em práticas diárias. “As
dificuldades na linguagem escrita estão diretamente relacionadas com alterações
ao nível da fala e/ou linguagem, mais especificamente na área da «consciência
fonológica». As alterações ao nível da comunicação, fala e/ou linguagem, em
crianças em idade pré-escolar são problemas que podem ocorrer e que
frequentemente são subvalorizados ou tardiamente reconhecidos, representando um
risco significativo no que respeita às dificuldades na aprendizagem da leitura
e da escrita”, alerta a Terapeuta da Fala do Município, responsável pela
implementação e acompanhamento do projeto.
Deste modo, é importante que nesta fase haja um processo de
reflexão sobre a oralidade e o treino da capacidade de segmentação da cadeia da
fala, uma vez que as crianças em idade pré-escolar devem revelar competências
de Consciência Fonológica (segmentar as frases em palavras, as palavras em
sílabas e estas nas unidades mínimas que as compõem, os sons da fala).