Com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável junto dos mais jovens, e numa idade cada vez mais precoce, o Município de Olhão está a dinamizar um conjunto de workshops junto dos alunos dos jardins-de-infância, 1.º e 2.º Ciclos do concelho. A atividade, denominada «Lanches Saudáveis», é orientada e promovida por nutricionistas, adaptando-se consoante a idade das crianças junto das quais é desenvolvida. “Atualmente, as crianças e adolescentes tendem a ter maus hábitos alimentares, o que afeta a sua vida adulta através do desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia”, alertou a nutricionista Cristiana Nascimento durante a visita à Escola EB 2,3 Dr. Alberto Iria, no dia 29 de janeiro.

Sublinhando a importância de intervir em idades cada vez mais precoces, a profissional explica que “nesta faixa etária, para além da família influenciar o tipo de alimentação, são os amigos e os media que têm um maior impacto nas decisões dos jovens”. “Isto faz com que, a maioria das vezes, eles tenham más escolhas alimentares, principalmente nos lanches, visto que há uma maior oferta de alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras saturadas”, avisa.


De uma forma ligeira e participativa, os alunos de uma das turmas do 5.º ano daquele estabelecimento de ensino foram convidados a partilhar o que consomem habitualmente no lanche da manhã e da tarde, a refletir se se tratam das melhores escolhas, e adquiriram informações úteis, que lhes permitirão optar por alternativas mais saudáveis e igualmente saborosas. Na segunda parte do workshop, as crianças tiveram oportunidade de «pôr as mãos na massa» e aprenderam a confecionar bolinhos de cacau e côco, uma sugestão que muito agradou aos pequenos participantes.

Já nos jardins-de-infância, a atividade começa com uma breve apresentação, onde são abordados os princípios básicos da alimentação saudável, através da utilização de alimentos feitos de cartão. Posteriormente, é realizado um jogo, onde os alunos colocam, à vez, um alimento numa placa de cartão, dividida em duas secções, uma para os alimentos saudáveis e outra, para os pouco saudáveis. No 1.º Ciclo, o workshop começa com uma abordagem aos princípios básicos da alimentação saudável, através da utilização da Roda dos Alimentos. Depois, é realizado um jogo, onde os mais pequenos compõem um dia de refeições saudáveis.