Terminou, no dia 26 de janeiro, a primeira fase do projeto desenvolvido pelo Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, que visa, de forma lúdica, sensibilizar os mais pequenos, desde a mais tenra idade, para a importância do Museu e para o património edificado do concelho. «O Museu vai à Escola» vai na sua segunda edição e «leva» o Museu a todas as salas do pré-escolar do ensino público, integrando o programa educativo que os responsáveis por este equipamento cultural prepararam para o ano letivo 2017/2018, que inclui um conjunto atividades, visitas acompanhadas e projetos especiais.

A propósito da história do João, um menino que, em sonhos, viaja no tempo até aos primórdios do povoado olhanense, as crianças ficam a conhecer a génese da cidade e são convidadas a refletir como viviam os primeiros pescadores que se instalaram em Olhão e identificar as diferenças entre o que seria a cidade à época e o quão diferente ela é nos dias de hoje. Após ouvirem a história do João e trocarem ideias com a técnica do Museu, os mais pequenos põem mãos à obra e, usando a imaginação e o que acabaram de aprender, são desafiados a colorir uma das cabanas originais de Olhão, cobertas de junco e construídas sobre a areia da praia. No final, chega a hora de ir para casa e de partilhar o que aprenderam num dia que decorreu de forma diferente do habitual.


A segunda fase do projeto «O Museu vai à escola» decorre de 31 de janeiro a 23 de fevereiro e culminará na exposição «O património edificado no concelho de Olhão», que integrará trabalhos originais, elaborados pelas crianças a partir do que aprenderam entretanto acerca do tema. O objetivo da mostra é promover o conhecimento do património edificado do concelho e a consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural. 

Os mais pequenos serão convidados a elaborar trabalhos de desenho, pintura, colagem, gravura, ou outras técnicas, sobre um monumento ou edifício de valor histórico ou patrimonial do concelho. O conjunto de trabalhos daí resultante será posteriormente exibido no próprio Museu Municipal e, em regime de itinerância, nas escolas.