O Município de Alcoutim organiza, em parceria com o Cineclube de Faro e no âmbito da 2.ª edição do «365 Algarve», a iniciativa «Video Lucem», que apresenta o filme «Os Lobos» de Rino Lupo (Portugal, 1923) acompanhado ao piano por Nicholas McNair, na Igreja de Martim Longo, no dia 13 de janeiro, pelas 21h30.

O programa cultural «365 Algarve» é uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, com financiamento do Turismo de Portugal e execução da Região de Turismo do Algarve. Estas entidades uniram-se por considerarem fundamental desenvolver um programa cultural para a região algarvia de relevância turística internacional, envolvendo os agentes culturais e turísticos locais, a decorrer entre os meses de outubro a maio de cada ano. Por sua vez, «Video Lucem» pretende reaproximar o público da Sétima Arte e valorizar o património histórico no sul do país.

A Igreja Matriz de Martim Longo tem por invocação Nossa Senhora da Conceição, remonta ao séc. XVI e da sua construção primitiva destacam-se os portais manuelinos, sendo atualmente uma das mais antigas erguidas no concelho. O filme tem o acompanhamento ao piano pelo enorme artista especializado em música para cinema mudo Nicholas McNair, que no caso interpreta a partitura original, recuperada, de António Tomás de Lima, composta em 1925 para esta mesma obra poderosa, inesperada e marcante.