No dia 2 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe três sessões de contos «Um livro = Um mundo», por Paula Cusati, mediadora de leitura e formadora acreditada pelo CCPFC na área da Promoção da Leitura.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, possui uma pós-graduação em Livro Infantil e trabalhou durante vários anos numa Biblioteca Municipal, onde foi responsável pelas atividades de Animação e Promoção da Leitura, criando diversos projetos para variados públicos. Foi animadora do projeto «Cata Livros» (Fundação Gulbenkian) nos concelhos do Litoral Alentejano e Algarve e concebe e dinamiza sessões de contos, ateliers e projetos de promoção da leitura. É mestranda em Promoção da Leitura e Literatura Infantil na Universidade de Castilla-La Mancha.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 45 minutos e destina-se aos alunos do jardim de infância e 1.º ciclo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas para biblioteca@cm-loule.pt.

No dia seguinte, entre as 10h e as 17h, Paula Cusati ministra a ação de formação «O mediador, o livro e o leitor: a mediação de leitura na sua essência», que assenta em pilares teóricos e é baseada em experiências concretas de mediação de leitura. Será analisada a essência do ato de mediar leituras, de ler e de construir significados de forma a melhorá-los. “Qual o nosso papel enquanto mediadores?”, “O que é supérfluo na nossa atuação?”, “Como recuar e fomentar o encontro entre o livro e o leitor?” e “Quais as práticas que favorecem experiências fulcrais para a formação de leitores?” serão algumas das questões focadas. 

A oficina destina-se ao público em geral (maiores de 18 anos) e as inscrições devem ser enviadas para biblioteca@cm-loule.pt.