Guilherme d’Oliveira Martins, Secretário de Estado das Infraestruturas, vai estar em Loulé, no dia 1 de fevereiro, data em que se assinala o 30.º aniversário da Cidade, para ser homologado, pelas 16h, o acordo entre a IP – Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Loulé referente à mutação dominial da EN 270, entre Boliqueime e a Fonte D’Apra, freguesia de São Clemente, passando, assim, o domínio desta estrada nacional para a gestão autárquica. Seguir-se-á a apresentação do projeto de construção da segunda fase da Circular Norte de Loulé, obra que dará mais um contributo para retirar do centro da cidade o tráfego de passagem, melhorar a circulação automóvel e criar um acesso privilegiado à Via do Infante desde a zona nascente de Loulé.

Outra intervenção importante é o prolongamento da Avenida do Atlântico (entrada de Quarteira) até à rotunda da Vila Sol, o que apenas será possível após a entrega, que se prevê para muito breve, do troço da EN 396 entre as Duas-Sentinelas e a entrada de Quarteira. Durante esta sessão será ainda apresentado uma proposta para a implementação de um Polo Intermodal de Transportes no Parque das Cidades, no âmbito do Algarve Central.

As comemorações dos 30 anos de elevação de Loulé a Cidade começam, porém, logo às 10h, com a cerimónia de hastear da Bandeira em frente aos Paços do Concelho, com a participação da Banda Filarmónica Artistas de Minerva e Bombeiros Municipais. Durante a manhã haverá ainda tempo para a apresentação da Oficina Móvel, uma viatura que irá apoiar as populações mais idosas e desfavorecidas, prestando pequenos serviços nas suas habitações como arranjos de eletricidade, canalização, etc… É também na Praça da República que será lançado simbolicamente o Metrominuto, projeto que visa a promoção e incentivo da mobilidade pedonal nos trajetos diários da população na cidade de Loulé e que faz parte das ações previstas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas na área temática da mobilidade sustentável.

Em termos de atividades culturais, o destaque vai para a apresentação do Catálogo «Loulé: Territórios. Memórias. Identidades», pelas 18h, no Salão Nobre, e o concerto do cantautor Fausto, no Cine-Teatro Louletano, pelas 21h30. O programa de celebrações encerra no dia 2 de fevereiro, pelas 18h, no Café Calcinha, com a apresentação do livro «Terra Diversa», do fotógrafo Luís da Cruz, numa sessão que contará também com a presença da escritora Lídia Jorge, autora do prefácio do livro.