Eis que chegou o dia da viagem para o famoso «Caminito del Rey», situado a 60 quilómetros a noroeste de Málaga e a 400 quilómetros de Portimão. Caminho que permite a ligação entre as montanhas de Chorro e Gaitanejo a propósito da construção da barragem e que foi inaugurado pelo Rei Afonso XIII, em 1905. Acabou por ficar ao abandono e muito degradado, tendo sido encerrado em 2001. Em 2015, e após profundas obras de remodelação, foi reaberto ao público com toda a segurança, tornando-se num dos locais de eleição para visitar.

No dia 20 de janeiro, após a recolha em autocarro privado de todos os participantes, seguimos em direção à primeira paragem. O fator surpresa pela paisagem envolvente foi determinante para o entusiasmo coletivo. O tom da água, a aldeia na encosta e um castelo no topo dessa montanha justificaram a expressão geral de satisfação que o olhar permitia vislumbrar. E foi aqui que iniciamos a primeira caminhada, de três quilómetros até ao castelo, onde a vista ia sendo ampliada metro a metro. No regresso, pausa para o merecido almoço-piquenique.

A sensação de alegria era contagiante pelo facto de se terem permitido guiar nesta caminhada, fazendo sentir que só estas paisagens já tinham merecido a viagem. E era só o início.

Seguimos em direção à paragem seguinte. Após um hora de viagem, por que não relaxar um pouco numa esplanada bebendo um copo de vinho ou uma cerveja? O cenário era totalmente diferente do habitual, pois grande parte das casas foram construídas aproveitando as rochas como paredes e tetos. Mais uma caminhada de três quilómetros à volta dessa aldeia e seguimos até à paragem seguinte, onde iríamos pernoitar.

Ao contrário do esperado e revelado por alguns, pensavam que iam ficar em camaratas, mas foram surpreendidos por belos apartamentos com todo o conforto. O restaurante ficava a uns meros dois minutos a pé, onde fizemos três refeições - jantar de sábado, pequeno-almoço e almoço de domingo.

Texto: Carlos Glória| Fotografia: Carlos Glória

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__144