Desde 2014 que a Câmara Municipal de Lagoa está seriamente empenhada em aprofundar as condições e os mecanismos para a participação cívica e diálogo com a população através do Orçamento Participativo Municipal, com 300 mil euros de verba para investir, o que, em termos percentuais, chegou a ser um dos maiores do país. Na apresentação pública de algumas das propostas, Lagoa foi ainda mais além, reforçando a dotação inicial para que nenhuma ficasse de fora por falta de verba.

Até à data foram entregues à população todas as obras concluídas, tais como três parques geriátricos, uma ciclovia, uma parede de escalada, o abastecimento de água ao sítio da Canada, melhoria das acessibilidades na Vila de Estômbar e um projeto de mobilidade sustentável (bicicletas) localizado em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha. Em 2018 renova-se a dotação do orçamento e o desafio à participação, mantendo-se o investimento no valor de 300 mil euros/ano, desta vez com o compromisso de Lagoa, enquanto «Cidade Educadora», dever assegurar ainda uma maior promoção da participação ativa da população e a disseminação dos valores e das práticas de cidadania democrática.

Para facilitar o acesso dos interessados ao processo na fase da apresentação de propostas, em reuniões públicas, a Câmara Municipal de Lagoa efetua seis Assembleias Participativas, sempre com início às 20h30, nas seguintes datas:
Vila do Parchal - Sala de reuniões da antiga Junta de Freguesia - 5 de março;
Vila de Estômbar - Sala de reuniões da Junta de Freguesia - 7 de março;
Cidade de Lagoa - Sala de reuniões da Junta de Freguesia - 12 de março;
Vila de Carvoeiro - Sociedade Recreativa 20 de Janeiro - 14 de março;
Vila de Porches - Centro Cultural D. Dinis - 19 de março;
Vila de Ferragudo - Casa do Real Compromisso Marítimo - 21 de março.