Albufeira é o município que melhores resultados de Turismo
apresenta na região do Algarve, conseguindo alcançar o 5.º lugar nacional na dimensão
«Visitar» do Portugal City Brand Ranking. Um lugar cimeiro que já ocupa desde a
primeira edição do estudo, em 2014, e que comprova o potencial do município
para competir, nacional e internacionalmente, neste setor.
Em termos globais, analisando as categorias «Viver», «Visitar»
e «Negócios», Albufeira ocupa a 16.ª posição da listagem da Bloom Consulting,
um estudo que revela quais são os concelhos com melhor desempenho na captação
de novos residentes, de turistas e de investidores. Albufeira destaca-se como uma
das três presenças algarvias no Top 20 do estudo, ocupando o segundo lugar a
nível regional, com Faro a liderar a tabela regional (8.º lugar nacional) e
Portimão a ocupar a terceira posição regional e a 17.ª nacional. O município de
Albufeira registou uma subida de duas posições no ranking nacional, o que
evidencia a tendência de crescimento do concelho, que ocupa a 18.ª posição
nacional na categoria de «Negócios», a 5.ª no indicador «Visitar» e a 32.ª na
marca «Viver». Ainda em termos regionais, Albufeira é considerada a segunda
melhor cidade para investir (depois de Faro) e a terceira para viver (com Faro
e Portimão a liderarem).
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a
performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três
categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os
resultados e posições dos municípios no Ranking resultam de um análise baseada
em dados quantitativos estatísticos e digitais.