Albufeira é o município que melhores resultados de Turismo apresenta na região do Algarve, conseguindo alcançar o 5.º lugar nacional na dimensão «Visitar» do Portugal City Brand Ranking. Um lugar cimeiro que já ocupa desde a primeira edição do estudo, em 2014, e que comprova o potencial do município para competir, nacional e internacionalmente, neste setor.

Em termos globais, analisando as categorias «Viver», «Visitar» e «Negócios», Albufeira ocupa a 16.ª posição da listagem da Bloom Consulting, um estudo que revela quais são os concelhos com melhor desempenho na captação de novos residentes, de turistas e de investidores. Albufeira destaca-se como uma das três presenças algarvias no Top 20 do estudo, ocupando o segundo lugar a nível regional, com Faro a liderar a tabela regional (8.º lugar nacional) e Portimão a ocupar a terceira posição regional e a 17.ª nacional. O município de Albufeira registou uma subida de duas posições no ranking nacional, o que evidencia a tendência de crescimento do concelho, que ocupa a 18.ª posição nacional na categoria de «Negócios», a 5.ª no indicador «Visitar» e a 32.ª na marca «Viver». Ainda em termos regionais, Albufeira é considerada a segunda melhor cidade para investir (depois de Faro) e a terceira para viver (com Faro e Portimão a liderarem).

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os resultados e posições dos municípios no Ranking resultam de um análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.