O Cine-Teatro Louletano continua a apostar estrategicamente
na arte para a primeira infância, importante não apenas para promover o
desenvolvimento harmonioso, estimulante e rico dos bebés, como também, a
médio-longo prazo, para a criação de futuros públicos sensíveis, atentos e
despertos para as áreas da cultura, criatividade e das artes. A sensibilização
tem-se feito através da música, quer em 2017, ano em que o convite colaborativo
foi endereçado à «Companhia de Música Teatral», quer mais recentemente através
da «Companhia Musicalmente», que apresentou dois concertos para bebés que
esgotaram o Cine-Teatro Louletano em fevereiro.
Ambas as estruturas trabalham e exploram ao mais alto nível
propostas inovadoras e interdisciplinares, que envolvem creches, os seus
profissionais e as famílias. A realização de debates, de ações de formação, bem
como de conferências performativas e espetáculos, são as três linhas de força
deste trabalho vasto em que o Cine-Teatro Louletano tem vindo a investir, de
forma continuada e abrangente, junto da comunidade local e escolar.
«Músicos de Fraldas» é a ação ministrada por Paulo Lameiro,
que decorreu esta semana em dois espaços distintos: Escola Superior de Educação
e Comunicação da Universidade do Algarve e Cine-Teatro Louletano, fruto da
parceria que ambas as entidades estabeleceram no âmbito deste projeto que se prolongará
durante o ano de 2019. Entre 2017 e o primeiro trimestre deste ano, as ações de
formação promovidas já alcançaram mais de uma centena de profissionais da
educação, entre docentes no ativo, estudantes universitários e educadores de
infância, sendo que, através dos concertos promovidos, foram também já
abrangidas cerca de 300 pessoas, entre pais e bebés.
Em «Músicos de Fraldas», o prestigiado musicólogo, docente e
comunicador Paulo Lameiro fez uma abordagem predominantemente prática sobre
projetos artísticos dirigidos a bebés, abordou questões relacionadas com o tempo,
o corpo, o olhar, a não verbalidade, a atitude contemplativa, os instrumentos e
repertórios e a composição coletiva, entre outras relacionadas com a arte
enquanto educação.