A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, no dia 14 de março, a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 60 mil euros, à delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. A verba é concedida no âmbito de um protocolo de colaboração entre as duas instituições que visa manter em funcionamento a extensão de Martim Longo e os serviços que esta instituição presta à população do concelho.

Nos termos do documento, o apoio será atribuído em tranches de cinco mil euros mensais. Em contrapartida, a Cruz Vermelha continuará a prestar serviços à população do Concelho de Alcoutim no acesso aos cuidados de saúde e apoio social, designadamente com a realização de um serviço permanente de ambulância com pessoal especializado. A Cruz Vermelha compromete-se ainda a prestar o serviço de psicologia clínica com uma periodicidade bimensal. Para usufruírem deste serviço, os munícipes são sinalizados e encaminhados pelo gabinete municipal de ação social, saúde e educação da Câmara Municipal.

Refira-se que a Cruz Vermelha Portuguesa assumiu também a gestão da Unidade Móvel de Saúde (UMS), levando a que se intensificassem as campanhas e rastreios de glicémia, colesterol e tensão arterial, assim como a possibilidade de aconselhamento por profissionais da área da saúde.