O acordeonista João Campos Palma e a FUETE – Academia de Dança de Albufeira foram os grandes vencedores da 16.ª edição do Festival de Artes Infantil e Juvenil de Albufeira, cuja grande final decorreu, no dia 17 de março, no Auditório Municipal de Albufeira. Depois de duas entusiasmantes meias-finais, que tiveram lugar nos dias 3 e 10 do corrente mês, foram 20 os finalistas que pisaram o palco numa tarde chuvosa e ventosa de Inverno, o que não impediu que a sala estivesse completamente esgotada com familiares e amigos dos participantes.

Na vertente dos mais pequeninos (6 aos 11 anos) chegaram ao momento de todas as decisões a Oficina da Dança «Estúdio T», (Olhão), Catarina Freitas (Lagoa), Escola de Dança «Arabesque» (Quarteira), Gabriela de Pina (Albufeira), FUETE – Academia de Dança de Albufeira (Albufeira), M&M (Olhão), Eurídice Coelho (Olhão), Margarida Espanhol (Olhão), Tiago Conceição (Loulé) e Lara Leal e Leonor Santos (Lagoa). Já na vertente juvenil (12 aos 17 anos), foram a votos Marco António Henriques (Albufeira), Natasha Fernandes (Olhão), Grupo de Dança «ARUTLA» (Castro Marim), João Campos Palma (Loulé), Duo Black & White (Albufeira), FUETE – Academia de Dança de Albufeira (Albufeira), Inês Leite (Portimão), Luís Miguel Mira (Lagoa), Flores Musicae Grupo de Solistas (Albufeira) e Associação Soul (Albufeira).


Contados os votos, a FUETE arrecadou o primeiro lugar na categoria infantil, com a dupla de bailarinas Lara Leal e Leonor Santos, de Lagoa, e a pianista Margarida Espanhol, de Olhão, a ficarem em 2.º e 3.º lugares, respetivamente. Já na vertente juvenil, o triunfo coube ao acordeonista João Campos Palma, de Loulé, com a segunda posição a ser entregue a um duo, também de acordeonistas, de Albufeira, o Duo Black & White. A terceira posição foi preenchida, ex-aequo, pelo também acordeonista Luís Miguel Mira, de Lagoa, e a pianista portimonense Inês Leite. Para o vencedor de cada categoria está reservado um prémio monetário de 500 euros, com os 2.º e 3.º lugares a receberem, respetivamente, 300 e 200 euros cada.

A difícil decisão coube ao júri constituído por Helena Carmo, Professora de Música e membro do Grupo de Música Tradicional Portuguesa Entretenga; Nielsen Jorge, Professora de Dança e Diretora Artística da Dancenema; Tigganie Millenka, Bailarina e Coreógrafa; Daniel Pina, Jornalista, Diretor e Editor da Revista Algarve Informativo; e Daniela Tomaz, Arquiteta, Música e Gestora Cultural.

Texto : Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina