Durante o mês de maio, o Museu de Portimão assinala 10 anos de existência com atividades para as famílias, novas exposições, música, dança, corrida fotográfica e várias surpresas, estando o dia 19 reservado para os momentos altos desta efeméride.

Nos primeiros dois fins-de-semana as atividades realizam-se, às 16h, na Oficina Educativa do Museu e destinam-se às famílias. No dia 5 vai-se assistir ao filme sobre as lendas do Algarve, realizado pelos participantes das Férias da Páscoa, e no dia 6 o desafio é construir fantoches de dedo do rei mouro e da princesa Gilda. No dia 17, às 18h, terá lugar o lançamento da 2.ª Edição «Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros», uma iniciativa conjunta das Câmaras Municipais de Portimão e da Figueira da Foz, que contará com a apresentação de Guilherme de Oliveira Martins. O Dia Internacional dos Museus, este ano sob o do mote «Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos», é festejado em Portimão com entrada gratuita e um convite especial aos visitantes desse dia para testarem a nova aplicação que será apresentada, a 19 de maio, no âmbito do 10.º aniversário, como uma forma de ampliar a «hiperconexão» do museu.

No dia 19, das 9h às 23h, os concorrentes da 18.ª Corrida Fotográfica de Portimão, este ano com uma modalidade noturna, passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos oito ou 11 temas a fotografar e, às 16h, realiza-se a inauguração da exposição «Gentes da terra e do mar», uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão. Por um lado, as atividades ligadas à terra e, por outro, a pesca artesanal e industrial, sendo a Praça e o Mercado os lugares em destaque, onde ambas se encontram. Nesta ocasião, os visitantes serão convidados a agarrar o seu telefone e a descarregar a nova app do museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com Guias Multimédia.


Às 17h30, o som do acordeão chama os convidados para junto do transportador de peixe, no exterior do museu, para partirem o bolo do 10.º aniversário, alusivo à terra e ao mar, e degustarem as diferentes iguarias acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais. As comemorações continuam a partir das 21h, com o museu associado à iniciativa «Noite Europeia dos Museus», que por toda a Europa se celebra nesta data. A fachada da antiga fábrica ganhará uma nova vida através de um magnífico espetáculo de luz e cor e a performance de dança contemporânea intitulada «Petingas em rede», pela Dancenema, convidará todos os presentes a entrar no museu, de lanterna na mão, para descobrir o outro lado deste espaço ao som das Guitarras do Conservatório de Música de Portimão.

No dia 26 de maio, às 17h, realiza-se a inauguração de duas exposições. No hall ficará patente o conjunto de obras «Tesouros do Mar», de Vera Christians, que reflete aspetos da vida marinha e no exterior do museu uma mostra de imagens intitulada «Rio Arade - Uma maré cheia de Histórias», que pretende dar a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o Rio Arade e as suas margens.