A AGECAL - Associação de Gestores Culturais do Algarve vai organizar em Tavira, a 4 e 5 de maio, uma Conferência Internacional sobre a Gestão Cultural coincidindo com o seu 10.º aniversário.

Foi a 17 de abril de 2008, em Tavira, que 18 profissionais da cultura do Algarve, provenientes de Faro, São Brás de Alportel, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António, decidiram dar início a um trabalho conjunto que completa agora uma década. A decisão de criar a associação resultou da necessidade de qualificar o desenvolvimento regional integrando nele a dimensão cultural, ajudando à reflexão e dinamizando a formação socioprofissional.

A Gestão Cultural define-se como a gestão de recursos culturais realizada de forma científica, planeada, estruturada, originando programas de desenvolvimento territoriais em benefício das comunidades. Nesta ótica de serviço público deverá promover a formação de quadros imprescindível ao bom resultado dos projetos e à democratização da cultura. Ao longo destes 10 anos de existência foram múltiplas as ações desenvolvidas pela AGECAL, destacando-se a proposta, em 2009, à Universidade do Algarvem para realização de Cursos de Pós-Graduação e Mestrado em Gestão Cultural, que foi aceite e com bons resultados, com 38 alunos inscritos, parte deles concluindo o grau de mestre nos anos seguintes.

O 1.º Seminário realizado pela AGECAL em 2008 ocorreu na UAlg com o tema «Que desenvolvimento cultural para o Algarve?», seguindo-se, entre outras iniciativas, seminários sobre «Conceção e Gestão de Infraestruturas Culturais», em Tavira; «Serviços Educativos em Espaços Culturais», em Lagos; cursos de «Jornalismo Cultural» em Loulé e Tavira; um curso sobre Gestão Cultural para quadros técnicos na Câmara Municipal de Setúbal; o «Barro Cal», em 2017, uma festa-feira de gestão cultural aplicada em Santo Estevão, de valorização do mundo rural, acompanhada do seminário «O campo como recurso cultural».

A AGECAL correspondeu igualmente a convites para conferências e debates de associações congéneres de outros países, de entidades públicas nacionais e regionais e manteve presença regular na imprensa regional com mais de 80 artigos publicados por profissionais de cultura. Integra, desde 2017, a convite da CCDR, o Conselho de Inovação Regional do Algarve. Nesta Conferência Internacional, a AGECAL irá promover a análise sobre a evolução e perspetivas para o sector cultural internacional e nacional, com a presença de especialistas e personalidades com larga experiência na gestão de recursos culturais, também com a possibilidade de se assistir painéis onde se abordará a atualidade de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos, debates sobre a investigação universitária do fenómeno cultural e a formação de profissionais para a cultura. 

No sábado, dia 5 de maio, haverá visitas de trabalho e reflexão a museus em Tavira e São Brás de Alportel, à biblioteca central da UAlg e ao Teatro das Figuras em Faro. A Conferência conta o apoio da Câmara Municipal de Tavira e da Direção Regional de Cultura do Algarve.