Agricultura Sustentável vai estar em debate em Alte



Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Associação In Loco e Escola Profissional Cândido Guerreiro, acontece, no dia 4 de maio, na Escola Profissional de Alte, o Seminário «Agricultura Sustentável». Dirigida a agricultores, técnicos ou trabalhadores agrícolas, profissionais do sector ou interessados na temática, a iniciativa tem como objetivo principal debater o contributo que as fruteiras tradicionais e outras espécies autóctones poderão dar enquanto uma alternativa eficaz e viável do ponto de vista económico e ambiental.

No contexto atual de alterações climáticas, fatores de produção cada vez mais dispendiosos e preço da produção com valores controlados no mercado, o sector agrícola vive momentos importantes e determinantes na continuidade da atividade. Desta forma, conhecer diversos cenários e alternativas produtivas pode ajudar os agricultores e os profissionais a tomar as melhores opções. O programa conta com um conjunto de especialistas que vão partilhar informações de interesse no âmbito das Alterações Climáticas (João Tiago Carapau – We Consultants), Boas Práticas na Gestão do Solo, Água e Energia (Alberto Espírito Santo – Núcleo do Algarve da Comissão de Combate à Desertificação e Paula Mendes – Câmara Municipal de Loulé) e do Potencial dos Produtos Agroalimentares Locais (Alexandra Pestana – EPALTE, Conceição Cabral – Quinta do Freixo e Hélder Madeira – Indústria e Comércio de Azeitonas Lda.), assim como empresários que irão demonstrar a sua visão e opção pelos produtos tradicionais.

Com o objetivo de dar a conhecer exemplos de boas práticas, o programa inclui, no período da tarde, a realização de visitas de campo a algumas explorações agrícolas, nomeadamente ao pomar de alfarrobeiras com pastagem permanente (Quinta do Freixo, Benafim), ao pomar de citrinos para demonstração de energias renováveis (Esteval dos Mouros) e ao pomar de citrinos para demonstração de gestão da água.

Agricultura Sustentável vai estar em debate em Alte Agricultura Sustentável vai estar em debate em Alte Reviewed by Daniel Pina on abril 27, 2018 Rating: 5

Publicidade