Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Associação In Loco e Escola Profissional Cândido Guerreiro, acontece, no dia 4 de maio, na Escola Profissional de Alte, o Seminário «Agricultura Sustentável». Dirigida a agricultores, técnicos ou trabalhadores agrícolas, profissionais do sector ou interessados na temática, a iniciativa tem como objetivo principal debater o contributo que as fruteiras tradicionais e outras espécies autóctones poderão dar enquanto uma alternativa eficaz e viável do ponto de vista económico e ambiental.

No contexto atual de alterações climáticas, fatores de produção cada vez mais dispendiosos e preço da produção com valores controlados no mercado, o sector agrícola vive momentos importantes e determinantes na continuidade da atividade. Desta forma, conhecer diversos cenários e alternativas produtivas pode ajudar os agricultores e os profissionais a tomar as melhores opções. O programa conta com um conjunto de especialistas que vão partilhar informações de interesse no âmbito das Alterações Climáticas (João Tiago Carapau – We Consultants), Boas Práticas na Gestão do Solo, Água e Energia (Alberto Espírito Santo – Núcleo do Algarve da Comissão de Combate à Desertificação e Paula Mendes – Câmara Municipal de Loulé) e do Potencial dos Produtos Agroalimentares Locais (Alexandra Pestana – EPALTE, Conceição Cabral – Quinta do Freixo e Hélder Madeira – Indústria e Comércio de Azeitonas Lda.), assim como empresários que irão demonstrar a sua visão e opção pelos produtos tradicionais.

Com o objetivo de dar a conhecer exemplos de boas práticas, o programa inclui, no período da tarde, a realização de visitas de campo a algumas explorações agrícolas, nomeadamente ao pomar de alfarrobeiras com pastagem permanente (Quinta do Freixo, Benafim), ao pomar de citrinos para demonstração de energias renováveis (Esteval dos Mouros) e ao pomar de citrinos para demonstração de gestão da água.