Entre 24 e 26 de maio, o Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições voltam a ser palco da ALGARSAFE – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, numa iniciativa organizada pelos Bombeiros de Portimão e a Câmara Municipal de Portimão. A maior feira do género a ter lugar a Sul do Tejo conta já com uma centena de entidades públicas e privadas confirmadas, entre prestadores e fornecedores de bens e serviços na área da segurança e da proteção civil, bem como agentes de proteção civil e entidades cooperantes do sistema integrado de operações de proteção e socorro a nível nacional, estando, neste momento, o espaço comercial indoor do evento completamente comercializado, num total de quatro mil metros quadrados.

No exterior, a Feira contará com uma área de exposição de oito mil metros quadrados, onde decorrerão demonstrações práticas de veículos e equipamentos de proteção civil e socorro, exercícios e workshops para operacionais, ações de sensibilização e informação pública, exposição estática de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil e uma plastron de capacidades das forças e serviços. Com inúmeras atividades, iniciativas e sessões de cariz pedagógico e de sensibilização agendadas, a ALGARSAFE pretende ser um espaço de dinamização multidisciplinar, com uma vasta oferta comercial e institucional na área da segurança (safety & security), apresentando aos visitantes uma perspetiva global e integrada desta importante vertente estratégica do país.

Paralela à exposição comercial vão acontecer exposições estáticas de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil (APC) e Entidades Cooperantes, bem como um conjunto de ações de caráter técnico e pedagógico, entre os quais workshops, seminários, cursos de curta duração e outros painéis alusivos à temática do evento. Destaque para a ação especial e inovadora de utilização de drones em missões de segurança e proteção civil, que irá trazer, até Portimão, palestrantes de referência nacional e internacional, que compararão experiências portuguesas consolidadas com a de outros países, como a Itália e a Dinamarca.

O evento conta com parceiros institucionais de referência nacional, entre as quais a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, a Escola Nacional de Bombeiros e a Safe Communities Portugal.