Ainda faltam sete meses para o arranque da segunda edição do ALUT – Algarviana Ultra Trail, que se realiza de 29 de novembro a 3 de dezembro, mas as inscrições decorrem a bom ritmo e as expetativas são elevadas, conforme se ficou a saber, no dia 24 de abril, durante a assinatura do protocolo de apoio da Associação Algarve Trail Running com a Região de Turismo do Algarve e a Associação Almargem, gestora da Via Algarviana.

O ALUT é uma prova de trail running em que os atletas percorrem os 300 quilómetros que atravessam o Algarve de uma ponta à outra, de oriente a ocidente, sempre por trilhos e montanhas do interior, começando no concelho de Alcoutim e terminando no Cabo de São Vicente, no concelho de Vila do Bispo, de onde partiram os navegadores lusitanos à descoberta do novo mundo há seis séculos atrás. O evento pretende não apenas fomentar a prática desportiva, e o trail running em particular, no Algarve, mas afirmar a região como uma zona de excelência desportiva, em especial nas épocas baixas, dando a conhecer todo o seu território, as suas riquezas naturais, culturais e patrimoniais. Com estes três vértices - desporto, cultura e turismo – o ALUT tem como objetivo maior, por via do desporto, contribuir para a coesão territorial, dinamizar as economias menos favorecidas do barrocal algarvio e combater a sazonalidade e a desertificação do interior.

Bruno Rodrigues, presidente da direção da ATR, com Desidério Silva, presidente da RTA

Depois de ter sido uma das grandes surpresas da modalidade em território nacional em 2017, o número de participantes no ALUT deste ano deve aumentar, a ver pelo número de atletas já inscritos. Em simultâneo, a Almargem vai organizar caminhadas em alguns setores da Via Algarviana que serão percorridas no sentido oposto ao percurso normal. “Para nós é prioritário dinamizar o interior e o turismo de natureza e a Via Algarviana e a Rota Vicentina encaixam-se perfeitamente nesta estratégia. Aliás, enquadramos também a Volta ao Algarve no Programa Valorizar, precisamente por passar por concelhos do interior do Algarve e pela divulgação que faz das nossas paisagens. Ficamos contentes por haver associações que conhecem o nosso território e que, com o seu saber e experiência, têm capacidade para organizar eventos como o ALUT”, afirmou Desidério Silva, depois de assinado o protocolo de apoio da RTA ao Algarviana Ultra Trail. “Temos confiança nos nossos parceiros e tenho a certeza que cada um de nós, dentro das suas funções, faz aquilo que pode com vista à valorização da região e, neste caso concreto, de um produto que cada vez mais se afirma como um forte atrativo turístico”, salientou o presidente da Região de Turismo do Algarve.

Edgar Figueiredo, da Almargem, com Bruno Rodrigues, da ATR

Um desses parceiros é precisamente a Associação Almargem, representada na cerimónia pelo vice-presidente Edgar Figueiredo, que confirmou que uma das missões da Via Algarviana é valorizar o interior do Algarve que, “infelizmente, tem baixa densidade populacional e continua a perder habitantes”. “Qualquer coisa que se faça para dinamizar economicamente estas zonas e que seja vivenciado por muitas pessoas são contributos para se salvar o interior”, sublinhou o dirigente. “O ano passado participaram 70 atletas, dos quais 36 chegaram ao fim, e tivemos cerca de 400 pessoas a acompanhar a prova no local. Por isso, esperamos que esses acompanhantes adiram a estas caminhadas organizadas pela Almargem, para apreciarem o território e, quiçá, depois regressarem, a solo, para descobrirem o Algarve que nós temos”, declarou ainda Bruno Rodrigues, presidente da direção da ATR.

O ALUT é organizado pela ATR – Algarve Trail Running e pela Região de Turismo do Algarve, com o apoio da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem. Recorde-se que a ATR é igualmente responsável pela organização de outros eventos de trail running como o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena e o Trail Ossonoba. A quase totalidade do percurso do ALUT desenvolve-se na Via Algarviana, percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota (GR13). Ao todo, são mais de 300 quilómetros, com partida junto ao Rio Guadiana e estendendo-se até ao Cabo de São Vicente, passando pelos Concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo, e atravessando as Serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina