Acontece, no dia 27 de abril, pelas 18h, nas Ruínas Romanas de Milreu, a primeira palestra do ciclo «Amatores in Situ», intitulada «Receção clássica nos romances de Steven Saylor», proferida por Leonor Santa Bárbara, professora da Universidade NOVA de Lisboa.

Com uma licenciatura em História Antiga, Steven Saylor ficou conhecido pela sua coleção de crimes na antiga Roma sub rosa. O primeiro volume, «Sangue romano», tinha por base um discurso de Cícero, em defesa de Sexto Róscio, acusado de ter assassinado o pai. Os restantes volumes centram-se noutras figuras da história de Roma, contemporâneas de Cícero, como Júlio César, Catilina, Pompeio. A figura central, presente em todos eles, é Gordiano, o «descobridor», um cidadão romano sui generis, observador atento da realidade, que desvenda os crimes que se lhe apresentam.

Nesta palestra pretende-se mostrar até que ponto Steven Saylor é fiel às fontes que consulta. A iniciativa vai na sua 4.ª edição e faz parte do DiVaM, resultando da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a CIVIS, e sendo coordenada por Adriana Nogueira, da FCHS/UAlg.