Os vencedores do «Desafio Fotográfico - Património Natural» foram anunciados a 6 de abril, durante a inauguração da exposição de uma seleção de trabalhos que estiveram a concurso na terceira edição desta iniciativa promovida pelo Município de São Brás de Alportel, desta feita dedicada à natureza. «A(colher) - São Brás de Alportel» é o nome da fotografia vencedora, de autoria de Ana Beatriz Bernardo de Jesus, com o segundo prémio a ser atribuído a José Manuel Silva Oliveira, com a fotografia «Stand By Me», e o terceiro lugar a caber a Jan M. Tromp , com a fotografia «São Brás Natural».

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas às fotografias «Alfarrobeira», de Filipe Silva Rodrigues, e «Património Natural Mar», de Lília Isabel Reis. A relação com o tema «património natural», a qualidade técnica, a criatividade e a originalidade foram os critérios que balizaram a avaliação do júri do concurso, composto por cinco elementos com formação nas áreas da natureza, da fotografia e do jornalismo.


O primeiro classificado recebeu um vale de oferta FNAC no valor de 150 euros, ao passo que o segundo e o terceiro classificados levaram para casa vales de oferta no valor de 100 e 50 euros, respetivamente, custos suportados pelo município. Aos vencedores das menções honrosas foram entregues prémios gentilmente ofertados pela FNAC Algarve. O primeiro classificado recebeu ainda uma oferta por parte da Associação de Jardins Mediterrânicos.

Esta iniciativa, promovida pelo Município, pretende estimular a observação, o interesse e a curiosidade dos participantes profissionais ou amadores, pelo património natural algarvio e em particular do concelho de São Brás de Alportel. A exposição vai estar patente no Centro de Artes e Ofícios até ao próximo dia 2 de julho.