No âmbito do IV Festival «Encontros do DeVIR», o Cine-Teatro Louletano recebe, no dia 28 de abril, pelas 21h30, dois espetáculos multidisciplinares de prestigiadas companhias estrangeiras: «Attraction» (Compagnie Kham), diretamente de França, e «Fiend» (Casson & Friends), do Reino Unido.

«Attraction» cruza as artes tradicionais do Sudoeste Asiático (dança, música, máscaras), o trabalho nos arrozais, com as técnicas do hip-hop e da dança contemporânea e imagens gráficas geradas em tempo real pelas novas tecnologias. É uma história, um jogo de equilíbrio entre o coreógrafo e o artista digital, entre o movimento e as artes visuais, entre o natural e o urbano, entre a tradição e a contemporaneidade. Esta criação propõe uma viagem por uma atmosfera onírica, que assenta numa pesquisa pessoal pelas origens, pelas forças que regem o universo e pelas atrações que comandam os nossos destinos.

«Fiend» é uma performance na qual o performer interage com projeção de vídeo em tempo real. Parte da obra «l'après midi d'un faune», de Nijinsky, explorando questões relacionadas com a conexão, o modo como vemos e como somos vistos. Este trabalho resulta de uma primeira colaboração entre Tim Casson e Tom Butterworth (técnico de imagem) e utiliza a imagem em tempo real de uma forma inovadora, para revelar um mundo mágico no qual o performer é multiplicado. As suas ações são deslocadas no tempo e apresentadas em novos contextos. «Fiend» é um personagem muito humano, que procura conexões no seu mundo virtual.

O espetáculo tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis, dirigindo-se a maiores de 12 anos e com uma duração aproximada de 60 minutos.