Inserida nas comemorações do XVII aniversário da elevação de Odeceixe a vila foi inaugurada, na Praia de Odeceixe, uma escultura de Carlos Bajouca. No ato estiveram presentes, além do Presidente da Câmara Municipal, José Gonçalves, todo o executivo camarário, o presidente da Assembleia Municipal, presidentes de Juntas de Freguesia, entre muita população local e visitantes que se deslocaram ao local para participar na cerimónia.

A escultura assinala a Praia de Odeceixe como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, na classe de Praias com Arribas, galardão atribuído em 2012. A peça é composta por três elementos: o mar representado por um conjunto de ondas; a riquíssima fauna marítima simbolizada por um peixe; e a história poética das muitas histórias da praia de Odeceixe personificada por uma estrela-do-mar. Foram escolhidos materiais nobres para a conceção da escultura, o mármore rosa e ruivina, o lioz e o calcário vidraço pelas suas cores e características, por se inserirem de uma forma exemplar na paisagem da praia de Odeceixe.

A escultura foi implantada no relvado frontal do acesso ao areal e terá para os visitantes duas leituras diferentes: a primeira de quem se dirige à praia, a segunda de que se encontra na praia.