Nas celebrações do 25 de Abril, os Jardins do Palácio de S. Bento, em Lisboa, residência oficial do Primeiro-Ministro, estiveram abertos ao público com um vasto programa comemorativo onde se destacou a mostra e venda dos melhores produtos regionais de todo o interior do País. Com o Chaimite «Bula» de Salgueiro Maia ao fundo, a «alameda dos produtos regionais» registou uma afluência de público expressiva, com milhares de pessoas a realizarem um trajeto onde todas as regiões do país se perfilaram, exibindo o que de melhor o interior tem para mostrar e saborear, na sua maioria produtos agroalimentares.

A Associação In Loco foi uma das convidadas pelo Gabinete do Primeiro Ministro e pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior para apresentar os melhores produtos regionais que o Algarve tem para oferecer, uma missão que não foi difícil, pois do Barlavento ao Sotavento avolumam-se os produtores que têm produtos agroalimentares e artesanato de excecional qualidade e forte personalidade. Este estilo de vida que une os algarvios foi realçado pela exposição da Rota da Dieta Mediterrânica, que exibiu com orgulho os frutos materiais desta rica herança cultural. Os seus empresários e parceiros prontamente disponibilizaram estrelas de figo, enchidos, queijos, pão, doçaria, licores e outros destilados que fizeram as delícias de todos os que tiveram a oportunidade de os provar. O artesanato, design e ofícios tradicionais estiveram representados com peças-chaves em exposição.


Na loja da marca «Made In Loco» foi dada oportunidade ao público lisboeta para adquirir alguns destes produtos especiais que ainda não são muito conhecidos na capital e que são elementos fundamentais para a afirmação de Portugal como um destino internacional de turismo gastronómico sustentável, tema do projeto MEDFEST. Não faltaram individualidades públicas e meios de comunicação, tendo o Primeiro-Ministro António Costa apreciado alguns dos produtos colocados para prova no espaço da In Loco e levado como oferta uma garrafa de «Vale de Parra», vinho algarvio do produtor Luís Cabrita, membro da RDM.

Para além de jornalistas de todos os meios de comunicação social, passaram pelo Stand da In Loco individualidades marcantes como o Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues; um dos Capitães de Abril, Vasco Lourenço; José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas; o coordenador da Unidade de Missão da Valorização do Interior, João Paulo Catarino; e Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, um dos principais motores da estratégia nacional para a valorização e promoção da Dieta Mediterrânica.