A Câmara Municipal de Loulé, através do projeto «Loulé Criativo», tem-se dedicado à reativação e revitalização de um conjunto de artes e ofícios que marcam a identidade local e, nos meses de maio e junho, vai levar a cabo um ciclo de oficinas dedicadas à confeção artesanal de calçado. É com base na importância que o ofício de sapateiro desempenhou na história da cidade e do Concelho de Loulé que o «Loulé Criativo» vem propor estes workshops, com o intuito de potenciar a transmissão de conhecimentos e técnicas básicas utilizadas ancestralmente pelos sapateiros na construção artesanal de calçado.

O ciclo de oficinas será ministrado pelo jovem sapateiro Fernando Augusto Gonçalves, em quatro módulos independentes, com a duração de oito horas cada, que terão lugar aos sábados, entre as 10h e as 19h, no Convento Espírito Santo, em Loulé. As oficinas têm como destinatários maiores de 16 anos, interessados em aprender, de forma introdutória, as bases do ofício de sapateiro e do fabrico artesanal de calçado, não sendo exigida experiência prévia. A Autarquia irá patrocinar esta atividade, ficando a cargo dos formandos apenas o custo das matérias-primas, no valor de 20 euros/módulo.

Os módulos propostos são Oficina de sapateiro (5 de maio), Oficina de fabrico artesanal de sapatos (26 de maio), Oficina de reparação, adaptação e transformação de sapatos (2 de junho) e Oficina de correaria e marroquinaria (23 de junho). A inscrição nestas oficinas poderá ser feita individualmente ou em conjunto, sendo necessária inscrição módulo a módulo. As vagas são limitadas e as inscrições decorrem até dois dias antes da data de realização de cada oficina.