Loulé recebeu, no dia 19 de abril, as Jornadas Municipais de Proteção Civil, promovidas pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé. A iniciativa contou com mais de meia centena de participantes com responsabilidades na área da proteção civil distrital e municipal, nomeadamente elementos do Centro de Coordenação Operacional Distrital, do executivo municipal, das juntas de freguesia, das empresas municipais, das comissões municipais de Proteção Civil e de Defesa da Floresta Contra Incêndios, entre outras entidades cooperantes.

As Jornadas iniciaram-se com a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional distrital (CCOD) de Faro, estrutura de coordenação institucional distrital, coordenada pelo Comandante Operacional Distrital, Vitor Vaz Pinto. Seguiu-se a apresentação, por parte do vereador da Autarquia Carlos Carmo, sobre a organização e trabalho desenvolvido nas várias áreas de atuação no Município de Loulé.


No período da tarde foi possível observar trabalhos já realizados e em curso no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. A visita iniciou-se no Barranco do Velho, local onde Pedro Jesus, técnico coordenador da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, mostrou os trabalhos levados a cabo na Rede Primária da Faixa de Gestão de Combustível no âmbito da Zona Intervenção Florestal de Loulé N.º 1, sublinhando a importância destas faixas de descontinuidade de vegetação. Ainda no Barranco do Velho, os participantes nas Jornadas visitaram as instalações da Instituição de Solidariedade da Serra do Caldeirão, local onde, durante o período crítico dos incêndios florestais, ficará instalada uma Brigada de Bombeiros.

Já na localidade de Vale Maria Dias, a comitiva fez uma paragem para visitar uma instalação que foi adquirida recentemente pela Câmara Municipal de Loulé e que constitui uma unidade avançada de proteção civil, com várias valências. Os trabalhos da tarde terminaram no Sítio dos Vermelhos, Ameixal, onde o Tenente-Coronel Amaral do Regimento de Engenharia N.º 1 fez uma breve apresentação sobre os trabalhos efetuados no âmbito do protocolo assinado entre o Município de Loulé e o Exército, nomeadamente em termos de desmatações e beneficiações dos caminhos florestais.